Morre Ziraldo, criador de O Menino Maluquinho, aos 91 anos

Capa da Publicação

Morre Ziraldo, criador de O Menino Maluquinho, aos 91 anos

Por Leo Gravena

Ziraldo Alves Pinto, mais conhecido apenas como Ziraldo, morreu aos 91 anos de idade na tarde de sábado (6) em seu apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro. Criador de personagens icônicos como “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”, Ziraldo também era jornalista e chargista, além de quadrinista.

Segundo o Splash, a filha de Ziraldo, Daniela Thomas, disse que ele teve falência múltipla de órgãos, mas a nota oficial da assessoria do artista citou causas naturais como o motivo de sua morte: “Ele simplesmente parou de respirar. Já eram seis anos acamado, e começou ultimamente a ficar com muita fraqueza, ter muita febre”.

O Menino Maluquinho foi uma das principais criações de Ziraldo

Ziraldo nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, em Minas Gerais, e publicou diversos quadrinhos e tirinhas durante sua vida, se tornando um dos nomes mais influentes e importantes do gênero no Brasil. Fundador da revista O Pasquim, que criticava a ditadura militar no Brasil, o cartunista ficou conhecido por suas charges políticas, sendo preso três vezes durante o período da ditadura.

Seu personagem mais famoso, o Menino Maluquinho, foi criado em 1980 e tornou-se um grande sucesso, tendo mais de 4,1 milhões de exemplares vendidos dentre os mais de 200 livros publicados.

A Legião lastima o falecimento do grande cartunista brasileiro e envia suas condolências aos fãs e família de Ziraldo.