As mães do Batman e do Superman tem realmente o mesmo nome nas HQs? Entenda a origem dessa história

Capa da Publicação

As mães do Batman e do Superman tem realmente o mesmo nome nas HQs? Entenda a origem dessa história

Por Gus Fiaux

Um dos momentos mais icônicos de Batman vs Superman: A Origem da Justiça se dá quando o Superman, ao ser atacado pelo Batman, implora para que o Cavaleiro das Trevas pare de enfrentá-lo e “Salve a Martha”. Bruce então se vê confuso e estarrecido, já que esse também era o nome de sua mãe. Apesar de nos quadrinhos atualmente os dois heróis terem esse ponto em comum, nem sempre foi assim.

Martha era um nome muito comum, mas nos anos 50 a mãe adotiva de Superman já teve alguns nomes diferentes como Sarah ou Mary. Com o passar dos anos, Clark e Bruce começaram a trabalhar juntos mais vezes e nessa mesma época as duas mães ficaram com o nome de Martha. Muitos acreditam que era para ser um pequeno easter-egg, mas como os escritores dessa época já faleceram, não é possível ter uma confirmação do motivo.

Martha Kent com sua família (esq.) e Batman revê o fantasma de sua mãe, Martha Wayne (dir.)

Os nomes iguais geraram uma ótima piada de primeiro de abril para a DC (via Bustle). Alguns anos atrás, a empresa criou uma história onde Martha Wayne era o principal alvo da máfia na fatídica noite em que Bruce perde os pais, só que ela acaba saindo com vida. Com medo de ser atacada novamente, ela entrega a guarda de Bruce para Alfred e entra para o serviço de proteção a testemunhas.

Martha então é mandada para Smallville no Kansas, onde eventualmente se apaixona por Jonathan Kent e um dia encontra o bebê abandonado próximo da fazenda. Ela então adota o pequeno Clark Kent, fazendo com que ele e Bruce fossem irmãos. Essas informações estavam no perfil do Superman e Batman e algum tempo depois foram retiradas, mostrando que era somente uma piadinha de primeiro de Abril.

Abaixo, veja também: