Jonathan Nolan explica ideia por trás de frase icônica de Batman: O Cavaleiro das Trevas

Capa da Publicação

Jonathan Nolan explica ideia por trás de frase icônica de Batman: O Cavaleiro das Trevas

Por Melissa de Viveiros

A trilogia do Batman estrelada por Christian Bale e dirigida por Christopher Nolan é a produção de super-heróis favorita de muita gente até hoje. Cheia de elementos marcantes, um dos destaques é a memorável frase proferida por Harvey Dent (Aaron Eckhart): “Ou você morre como herói, ou vive o bastante para se tornar o vilão”. Agora, o autor da famosa citação falou um pouco mais sobre ela.

Recentemente, o diretor do filme revelou que ele não havia criado a frase, e sequer a entendia na época em que fez o filme. “Sou assombrado porque não escrevi essa frase,” ele afirmou. “Meu irmão [Jonathan] escreveu. Me mata, porque é a frase que mais repercute, e na época eu nem entendi o que significava.”

Agora, o irmão de Christopher, Jonathan Nolan, falou um pouco mais sobre esse memorável trecho, como o The Hollywood Reporter conta:

“Surgiu no roteiro bem depois,” ele contou. “Fizemos uma versão ou duas do roteiro em que estávamos buscando por algo que sintetizasse a tragédia de Harvey Dent, mas que também se aplicasse ao Batman. A riqueza do personagem está no modo como essa figura cheia de princípios, quase um escoteiro, está envolta por essa aparência sombria e por ele abraçar a escuridão. Então eu busquei figuras da tragédia grega.”

Frase é dita por Harvey Dent no filme.

Ele continuou, explicando mais sobre a ideia por trás da frase:

“A primeira parte da fala é ‘ou você morre como herói’ – e essa parte é importante, porque nem todo mundo quer ser um herói; é o heroísmo que te coloca nessa posição, onde você tem essa resolução binária. A ideia é que tem pessoas que se colocam na linha de frente, e muitas vezes essa aposta se volta contra elas. Também é aquela velha ideia de que poder absoluto corrompe absolutamente. Parecia refletir de modo único a tragédia de Harvey Dent e a tragédia do Batman. O fato da frase repercutir e das pessoas a carregarem para além do filme é muito gratificante. Eu fiquei muito orgulhoso dessa frase.”

Jonathan Nolan é conhecido por seu trabalho em Westworld, InterestelarO Grande Truque, além de O Cavaleiro das Trevas. Seu projeto mais recente é a série Fallout, baseada no jogo de mesmo nome. A produção estreia dia 11 de abril, no Prime Video.

Veja também: