Jessica Lange, de American Horror Story, fala se atuaria em um filme da Marvel ou DC

Capa da Publicação

Jessica Lange, de American Horror Story, fala se atuaria em um filme da Marvel ou DC

Por Gus Fiaux

Aos 74 anos de idade, Jessica Lange continua em busca de projetos interessantes e autorais na indústria do cinema de Hollywood. Recentemente, a atriz deu uma extensa entrevista à Vulture, para contar um pouco de sua carreira e a sua perspectiva para o futuro do mercado cinematográfico – e nessa conversa, ela revelou se entraria em uma grande franquia, como a Marvel, DC ou Star Wars.

Na conversa, o crítico e jornalista norte-americano Matt Zoller Seitz fez uma série de perguntas a Lange. Em dado momento, ele questionou as ambições profissionais da atriz: “Vários atores da sua geração já estiveram nas grandes franquias cinematográficas do momento, de Star Wars à Marvel e DC a Velozes e Furiosos. Você nunca fez nada disso, até onde eu sei.”

Em resposta, Lange respondeu com um simples: “Ninguém nunca me chamou”, ao que o jornalista rebateu: “é sério?” e Lange treplicou: “Nunca”. O repórter então perguntou: “Se eles te chamassem, o que você diria?”, e Jessica falou: “Eu diria ‘não’. Eu não saberia o que fazer em papéis como esses”.

Logo em seguida, Lange foi questionada sobre ser seletiva demais nos projetos que escolhe:

“Eu queria ser mais seletiva. Os únicos arrependimentos que eu tenho é ter dito ‘sim’ para algumas coisas que eu deveria saber que não iriam dar certo. Mas você se força a participar porque não trabalhou pelos últimos dois anos ou algo do tipo. Ou você pensa: ‘Eu posso fazer algo com isso. Eu posso fazer algo com esse papel’. E no fim da linha, você pensa: ‘Eu não devia ter me importado, é uma perda de tempo’. Quando eu olho para trás, eu fiz o que, talvez 35 filmes? Há apenas um terço entre esses que me orgulha.”

Apesar dessa declaração, vale lembrar que Lange não é contra “projetos grandiosos” em sua carreira. Afinal, ela foi a estrela da versão de 1976 de King Kong, além de ter participado de múltiplas temporadas de American Horror Story, série bem popular criada por Ryan MurphyBrad Falchuck.

Jessica Lange na versão de 1976 de King Kong.

Quanto ao estado atual de Hollywood, Lange está menos otimista. Ao ser questionada sobre a onda recente de filmes sendo completamente “apagados” por seus estúdios para reduzir sua carga tributária (como Coyote vs ACME, bem como outros lançamentos da Warner Bros. em meio à gestão de David Zaslav), Lange disse:

“Deveria haver uma lei contra isso. Estamos vivendo em um mundo corporativo, e isso certamente se infiltrou na indústria do cinema. Muito dessa indústria agora não é sobre o processo criativo. Claro, quero dizer, isso não é algo unânime, mas há muitos casos onde eu sinto que o impulso do artista é ofuscado pela busca da empresa por lucros. Você olha para alguns dos melhores filmes do ano passado. Você pega alguns dos melhores filmes do ano passado – o que eles têm em comum? Eles não são dos Estados Unidos. O meu favorito foi ‘Anatomia de uma Queda’. Quão frequentemente podemos ver um filme daqueles, onde a ambiguidade das coisas nunca é costurada?”

Jessica Lange nasceu em 1949 e começou a atuar em 1976. Ao longo de sua carreira profissional, ela já foi indicada 6 vezes ao Oscar e levou duas estatuetas para casa (em 1983 de Melhor Atriz Coadjuvante por Tootsie e, em 1995, a de Melhor Atriz por Céu Azul).

Abaixo, veja também: