J.K. Rowling afirma que não vai perdoar Daniel Radcliffe e Emma Watson por não serem transfóbicos

Capa da Publicação

J.K. Rowling afirma que não vai perdoar Daniel Radcliffe e Emma Watson por não serem transfóbicos

Por Gus Fiaux

Escritora de Harry Potter e ativista de extrema-direita, J.K. Rowling continua sua cruzada contra pessoas trans no Reino Unido e no mundo, afiliando-se a células de feministas radicais com associações nazistas. Nos últimos anos, a sua participação na internet se reduziu a ataques e calúnias contra a população transgênero, atiçando perseguição e doxxing contra seus opositores. Agora, ela se voltou contra Daniel Radcliffe e Emma Watson.

Em 2020, quando Rowling ainda estava no início de sua fixação na causa trans e deu suas primeiras declarações em público sobre o assunto, Radcliffe e Watson (que interpretaram Harry Potter Hermione Granger na série de filmes baseados nos livros de Rowling) vieram a público defender a população trans dos ataques. E pelo visto, J.K. Rowling ficou muito ofendida com isso.

No X/Twitter, Rowling respondeu a um perfil que comentou: “Estou apenas esperando que Dan [Radcliffe] e Emma [Watson] peçam desculpas a você em público… e é seguro dizer que você vai perdoá-los.” (via Deadline)

Em resposta, a escritora disse:

“Não é seguro, acredito. Celebridades que se juntaram a um movimento disposto a destruir os direitos conquistados arduamente por mulheres e que usaram as suas plataformas para celebrar a transição de menores podem guardar suas desculpas a pessoas que são traumatizadas após destransicionarem e mulheres vulneráveis que dependem da segurança de espaços para sexo único.”

Em 2020, Daniel Radcliffe se manifestou sobre os comentários e ataques transfóbicos de Rowling, através do Trevor Project, organização sem fins lucrativos focada na prevenção do suicídio de pessoas LGBTQ+:

“Mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração contrária apaga a identidade e a dignidade de pessoas transgênero e vai contra todos os alertas dados por profissionais da saúde que têm muito mais experiência nessa área que eu ou Jo [Rowling]. De acordo com o Trevor Project, 78% dos jovens transgêneros e não-binários já reportaram ser discriminados devido à sua identidade de gênero. É claro que precisamos fazer mais para apoiar pessoas transgênero e não-binárias, não invalidar suas identidades, e não causar mais danos à sua integridade.”

Pouco tempo depois da declaração de Radcliffe, Emma Watson usou seu perfil no X/Twitter para divulgar a seguinte mensagem:

“Pessoas trans são quem elas dizem ser e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionadas ou invalidadas.”

Rowling, por sua vez, todos os dias posta conteúdos em redes sociais questionando e invalidando pessoas trans, além de usar sua influência política no Reino Unido para tentar barrar qualquer direito social dessa comunidade. Ela usa a desculpa de que está apenas “defendendo mulheres e seus direitos”. Até o momento, nem Daniel Radcliffe e nem Emma Watson se manifestaram sobre a declaração de Rowling.

Abaixo, confira também: