HBO Max: Diretor explica motivo da mudança de nome para Max

Capa da Publicação

HBO Max: Diretor explica motivo da mudança de nome para Max

Por Gabriel Mattos

Em breve, a plataforma de streaming por assinatura HBO Max vai mudar de nome para apenas Max na América Latina. A alteração está em vigor nos Estados Unidos desde 2023, porém uma justificativa nunca havia sido anunciada até o momento. De acordo com o diretor de marketing da plataforma, Patrizio Spagnoletto, a razão para o rebranding é esclarecer para o público a proposta do serviço.

Por compartilhar o nome com o clássico canal HBO, o diretor afirmou em entrevista ao WSJ que havia espaço para uma confusão por parte do público sobre a completa extensão da biblioteca do serviço.

“Você não pode ter HBO no nome, depois colocar essa biblioteca incrivelmente variada sob ele e esperar que os consumidores tenham o mesmo reconhecimento da marca,” explica.

The Last of Us foi um grande sucesso do HBO no último ano, com lançamento simultâneo no Max

Desta forma, a exclusão de HBO do nome da plataforma de streaming é uma estratégia para evitar uma associação exclusiva às séries produzidas pelo canal, uma vez que o serviço tem a pretensão de alcançar um público muito mais amplo. No fim, de acordo com Spagnoletto, ficou decidido que não dava para ambos compartilharem o mesmo nome. Um dos produtos precisaria mudar: seja o canal tradicional ou o streaming novato.

“HBO é uma marca icônica que representa conteúdo premium de qualidade, com produções e que são reconhecidas mundialmente, algo que serviu muito bem quando decidimos lançar a HBO Max. A decisão de rebranding se mostrou, na verdade, ser algo bem mais simples. Matamos o nome HBO Max ou matamos o nome HBO? Porque não conseguiríamos ter os dois na mesma marca.”

Lançado em maio de 2020 nos Estados Unidos, o HBO Max substituiu o HBO Go como principal serviço de streaming da Warner Bros. Desde o início, o catálogo incorporava séries e filmes do canal premium de TV por assinatura, além de produções do Cartoon Network, da DC e outros braços da empresa.

Recentemente, com a fusão entre Warner Bros. e Discovery, os conteúdos oferecidos pelo streaming Discovery+, em sua maioria programas de TV não-roteirizados como documentários e reality shows, serão incorporados ao Max. Assim, o Discovery+ deixará de existir. E o nome nome vem para simbolizar esta mudança, explica Spagnoletto.

“Um mosaico produz muitos ladrilhos que, juntos, têm esta imagem maior. O novo mosaico é Max. Abaixo disso, um dos grandes blocos é o HBO, mas não é o único. Tivemos que abrir espaço para os cinemas da Warner Bros., os programas do Discovery, as notícias e os esportes”.

Leia mais: