Grant Morrison rebate fala de Zack Snyder sobre o Batman não poder matar seus inimigos

Capa da Publicação

Grant Morrison rebate fala de Zack Snyder sobre o Batman não poder matar seus inimigos

Por Melissa de Viveiros

Um dos grandes nomes dos quadrinhos, Grant Morrison conta com um grande repertório de personagens que já escreveu, entre os quais um dos mais notáveis é o Batman. Agora, diante do comentário polêmico do diretor Zack Snyder criticando a regra da DC de que o Homem-Morcego não pode matar seus inimigos, Morrison defendeu esse elemento do personagem, rebatendo a visão de Snyder de forma bem direta.

Anteriormente, Zack Snyder comentou que ao garantir que essa regra seja mantida a DC está “protegendo seu deus [Batman] de um jeito estranho”. Ele completou indicando que manter esse elemento torna o herói “irrelevante”, explicando que em sua visão seria mais interessante ver o que acontece se o Batman fosse contra essa imposição e matasse um de seus adversários.

“Eu li sobre o diretor de cinema Zack Snyder achar que o Batman deveria matar como parte da missão que impôs a si mesmo de acabar com o crime,” Grant Morrigon escreveu em sua newsletter (via ScreenRant), em resposta à fala do diretor de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça. “Se o Batman matasse seus inimigos, ele seria o Coringa, e o Comissário Gordon teria que prendê-lo!”

O escritor Grant Morrison.

Mas, para além de diferenciar o herói dos vilões, Morrison defendeu que isso é parte da construção do personagem que o torna interessante.

“O Batman se colocar em perigo toda noite, mas firmemente se recusar a matar, é um elemento essencial da psicose magnífica, horrenda e infantil do personagem,” o escritor disse. Ele completou ainda que isso é “fundamental para a grandeza dele como herói de aventura fictício! Isso não é óbvio?”

Nos quadrinhos, Morrison explorou a possibilidade de uma figura como o Batman ser corrompida por meio dos “três fantasmas do Batman”. Tendo sua primeira aparição em 2006, o trio foi criado pelo Departamento de Polícia de Gotham para substituir o Batman, caso algo acontecesse com ele. Apesar disso, o experimento dá errado e o trio, que mata seus inimigos, logo precisa ser parado pelo Batman real.

Veja também: