Dragon Ball: Descubra a idade do Goku em cada saga da franquia

Capa da Publicação

Dragon Ball: Descubra a idade do Goku em cada saga da franquia

Por Márcio Jangarélli

Dos anos 80 até os dias de hoje, gerações de fãs ao redor do mundo cresceram acompanhando as aventuras de Goku e os Guerreiros Z. Porém, será que o protagonista envelheceu proporcionalmente junto de seu público?

Neste artigo, olharemos para a obra-prima de Akira Toriyama por outro ângulo, investigando a temporalidade da franquia Dragon Ball tomando como base a idade do Goku. Qual a idade do saiyajin em cada fase da história? Quanto tempo se passa do começo da aventura, quando o Goku encontra a Bulma, até seu último capítulo canônico, no epílogo de Z? Vamos descobrir!

DRAGON BALL

Antes do início

A vida do Goku tem um começo conturbado e com diferenças entre mangá e anime. No mangá, ele nasce no ano 734, três anos antes da destruição do Planeta Vegeta; no anime, porém, seu nascimento é no ano 737, pouco antes do Freeza obliterar a terra saiyajin.

Antes da destruição total do planeta, Bardock e Gine, os pais do Goku, salvam seu filho ao enviá-lo para a Terra em uma nave destinada às missões de infiltração saiyajin. Dias depois, sua nave chega à Terra e, enfim, Goku é encontrado por Son Gohan, que acolhe a criança alienígena.

Isso, no entanto, é apenas um plano de fundo que descobrimos muito além na jornada do Goku. A história do protagonista começa quando ele já está com 12 anos – ainda que, de início, acredite ter 14.

Arco do Imperador Pilaf – 12 anos

Então, o garoto alienígena, que ainda não sabe que é alienígena, encontra a garota cientista de cabelo azul e tudo começa.

Durante os primeiros arcos de Dragon Ball, quando o Goku conhece a Bulma, Mestre Kame, vários personagens icônicos da história, e tem que lidar com o Imperador Pilaf pela primeira vez, o protagonista se apresenta com 14 anos, mas na verdade tem 12. É revelado que ele não é bom em matemática e fez as contas erradas. Acontece!

21º Torneio de Artes Marciais e Força Red Ribbon – 13 anos


Seguindo adiante, entre o início da icônica saga do 21º Torneio de Artes Marciais e o fim da saga da Força Red Ribbon, Goku faz 13 anos. O tempo de recarga das Esferas do Dragão, 1 ano nesse ponto da história, é um bom marcador para o envelhecimento do protagonista nesta fase.

22º Torneio de Artes Marciais e Piccolo Daimaoh – 15 anos

Dois anos depois, um novo Torneio começa e um novo marco para a idade do Goku surge. O protagonista começa o arco do 22º Tenkaichi Budokai com 15 anos, ainda que não pareça ter envelhecido muito desde o início da história.

Em contagem de tempo, esses arcos ocorrem relativamente rápido e Goku termina essa parte da história ainda com 15 anos.

Piccolo Jr. e o 23º Torneio de Artes Marciais – 18

Finalizando a primeira fase de Dragon Ball, Goku treina por 3 anos e retorna para enfrentar Piccolo Jr. no 23º Tenkaichi Budokai. Assim, ele está com 18 anos agora e realmente parece mais velho dessa vez.

Importante dizer que, durante o treinamento com Kami e Sr. Popo, o Goku usa a Sala do Tempo. Porém, foi algo “rápido” – apenas 1 mês dentro da Sala – o que não turva muito a contagem de idade por enquanto.

Assim, a fase inicial de Dragon Ball começa com o Goku em seus 12 anos e finaliza quando o herói atinge 18 anos.

DRAGON BALL Z

Saga dos Saiyajin e Freeza – 24 – 25 anos

Goku retorna para novas aventuras 6 anos depois, agora com 24 anos. E a Era Z começa de maneira chocante: a morte de Goku em um sacrifício para salvar a Terra da ameaça de Raditz, seu irmão saiyajin.

Um ano se passa entre a morte do Goku e sua ressurreição para lutar contra Vegeta e Nappa, assim, nessa parte do arco ele já está com 25 anos.

A seguir, toda a história do Freeza se passa no mesmo ano que a luta contra Vegeta e Nappa, ainda que vários meses depois. Portanto, Goku termina essa saga ainda com 25, mas com quase 26 anos.

Saga dos Androides e Cell – 27, 30 e 31 anos

Do final da saga Freeza para a chegada do Trunks, 2 anos se passaram – tempo esse que o Goku gastou treinando no espaço. Portanto, no começo da saga dos Androides, o protagonista está com 27 anos.

Três anos correm durante a preparação para o despertar dos Androides, seguindo a previsão do Trunks. Quando os Androides começam seu ataque, Goku está com 30 anos.

Não se passa muito tempo entre os eventos com os Androides e o Cell, mas a Sala do Tempo volta a aparecer. No treinamento para o torneio do Cell, Goku passa um ano na Sala, encerrando essa saga com 31 anos.

Saga do Buu – 38 anos

Da saga do Cell para a última parte de Z, 7 anos se passam. Goku retorna como “espírito” para o 25º Tenkaichi Budokai, mas os eventos com Babidi e Buu o forçam a ressuscitar.

Sim, a Sala do Tempo é usada, mas é de uma forma diferente e rápida. Além disso, não há um grande salto temporal durante essa saga. Assim, no fim de Dragon Ball Z, Goku está com 38 anos.

Como deixaremos o prólogo de DBZ para o fim, nessa fase acompanhamos Goku dos 24 aos 38 anos.

DRAGON BALL SUPER

Saga da Batalha dos Deuses – 42 anos

Se você é fã de GT, calma que chegaremos lá. Mas, canonicamente, 4 anos após a luta contra o Buu, Dragon Ball Super se inicia com a Batalha dos Deuses.

Em seu primeiro encontro com Beerus e Whis, Goku está com 42 anos.

Sagas do Freeza Dourado, Universo 6 e Trunks do Futuro – 43 – 46 anos

Um ano depois, um velho inimigo retorna. Durante a invasão da nova Força Freeza, Goku está com 43 anos.

A seguir, o torneio entre Universo 6 e 7 é marcado e a Sala do Tempo retorna. Em preparação para sua primeira batalha multiversal, Goku passa 3 anos na Sala, terminando a saga do Universo 6 com 46 anos.

E ainda que a próxima história seja sobre tempo, ela é consideravelmente rápida. A saga do Trunks do Futuro ocorre pouco depois do torneio do Universo 6 e não dura muito, fechando essa parte da história com o Goku ainda em seus 46 anos.

Sagas da Sobrevivência Universal e Broly – 47 anos

Poucos meses se passam entre a saga do Trunks do Futuro e a saga da Sobrevivência Universal – mais conhecida como Torneio de Poder. Assim, quando Goku parte para lutar pela permanência do Universo 7, ele ainda está com 46 anos.

A seguir vem a história de Dragon Ball Super: Broly, filme canônico da franquia. Essa história se passa depois dos eventos do Torneio de Poder, mas, no fim do longa, as Esferas do Dragão são usadas.

Como o Freeza foi ressuscitado antes do Torneio com o poder das Esferas, pelo menos um ano se passou até esse momento em Broly. Portanto, nesse estágio da história, Goku está com 47 anos.

Sagas do Prisioneiro da Patrulha Espacial, Granola, o Sobrevivente e Super Hero – 49 anos

Chegamos aos momentos mais recentes de Super. E, dessa vez, nossa guia para a idade do Goku é a Pan. No fim de Broly, a filha do Gohan tem 1 ano; já em Super Hero, a menina está com 3 anos.

Assim, entre o filme de Broly, as sagas do Prisioneiro da Patrulha Espacial, do Granola, o Sobrevivente, e a última história, Super Hero, dois anos se passaram. Dessa forma, na fase mais atual de Super, o Goku está com 49 anos.

Em Super, acompanhamos, então, o Goku dos 42 aos 49 anos (até o momento).

O FIM DA JORNADA

O final de Z – 51 anos

Antes de Super, no entanto, o que seria o fim de Dragon Ball já havia sido mostrado. Z possui um epílogo que se passa dez anos depois dos eventos com o Buu.

Por incrível que pareça, Super ainda se encaixa nessa equação. Essa fase de Dragon Ball se passa 4 anos depois do Buu e percorreu apenas outros 4 anos.

Assim, se o Goku, atualmente com 49 em Super, não usar a Sala do Tempo de novo nos próximos 2 anos da história, ele chegaria ao epílogo de Z com 51 anos.

GT – 56, 57 e 58 anos

Para encerrar, mesmo que não seja canon, Dragon Ball GT é um favorito de muita gente. E essa história também começa depois de um salto temporal: 5 anos depois do prólogo de Z, colocando o Goku na casa dos 56 anos.

Toda a primeira fase do anime ocorre em aproximadamente um ano, então, quando o Baby é derrotado, o Goku tem 57. Adicione mais um ano até chegarmos no 31º Tenkaichi Budokai e a saga do Super 17 e, enfim, logo a seguir vem a última aventura de Dragon Ball, com os Dragões Sombrios, que não leva muito tempo para finalizar.

Portanto, no final de GT, Goku tem 58 anos. Desconsiderando o Goku anjo-espírito que aparece no epílogo de GT, essa é a idade final do protagonista em Dragon Ball.

Além disso, em tempo terreno (de Dragon Ball), a jornada do Goku, do momento que ele encontrou a Bulma até o epílogo de Z, durou 35 anos.

Deu para entender melhor a cronologia de Dragon Ball através da vida do Goku? Veja também: