Diretor de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso fala sobre influencia de animes no filme

Capa da Publicação

Diretor de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso fala sobre influencia de animes no filme

Por Flávia Pedro

Joaquim dos Santos é o diretor por trás de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, mas também já trabalhou em outros projetos na animação, como Avatar: O Último Mestre do Ar e A Lenda de Korra. Fato é que o diretor sempre se mostrou um fã de animes e, durante o Crunchyroll Anime Awards 2024, essa admiração pelas animações japonesas só se confirmou. Joaquim revelou que os animes o ajudaram a compor o seu filme, veja detalhes a seguir.

Durante uma conversa com Polygon, antes da premiação da Crunchyroll, Dos Santos respondeu abertamente sobre se os animes o inspiraram enquanto ele trabalhava em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. A sua resposta foi bem positiva, onde afirmou que sua geração cresceu com essas referências artísticas dos animes e que sim, houve inspiração:

“Quer dizer, acho inegável que o anime em geral teve um enorme impacto na criação dos visuais daquele filme e de [ Homem-Aranha: Através do Aranhaverso ]. Acho que agora somos de uma geração em que uma geração inteira cresceu com isso como parte de sua influência artística. Não sei se foi algo que poderíamos apontar.”

Cowboy Bebop, um dos animes que inspiraram Dos Santos

Agora, citando animadores e animes de onde buscou inspiração, ele diz:

“Se estou falando de coisas mais recentes que se infiltraram, acho que um animador como Yutaka Nakamura [conhecido por seu trabalho em Cowboy Bebop , Fullmetal Alchemist e My Hero Academia] que essencialmente revolucionou o que um flash frame pode ser e quão impactante Isso pode ser. Eu sei que seu trabalho foi muito referenciado pelos membros da equipe. Quer dizer, olha, somos todos fãs, certo? Quando entrei na indústria, [a animação] ainda era um meio de papel. Ainda estávamos todos fazendo storyboards no papel, então distribuíamos essas pastas enormes de referências de artistas, e agora estamos essencialmente distribuindo discos rígidos com os melhores cortes de todos os animadores por aí. Então, sim, o trabalho de Yutaka Nakamura foi uma grande inspiração para nós.”

Os grandes clássicos citados por Dos Santos marcaram toda uma geração, mas não só as histórias como o trabalho do animador responsável por cada projeto. A tecnologia e o mundo digital estão ajudando cada vez mais o mercado de animações, trazendo mais qualidade em menos tempo e a tendência é que isso impulsione ainda mais as animações ao redor do mundo.

Mas e você, imaginou que animes poderiam ser referências para um filme animado da Marvel? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: