Diretor de Guerra Civil e Aniquilação explica porque vai parar de dirigir filmes

Capa da Publicação

Diretor de Guerra Civil e Aniquilação explica porque vai parar de dirigir filmes

Por Gus Fiaux

Conhecido por filmes como Ex MachinaAniquilaçãoMen: Faces do Medo e o vindouro Guerra Civil, o cineasta britânico Alex Garland acaba de afirmar que vai parar de dirigir novos longas. De acordo com o diretor, ele teria se “desencantado” com o mundo da direção, especialmente após as recepções mistas de seus últimos filmes.

Em uma entrevista ao The Guardian, Garland disse que pretende se ater à escrita de roteiros – algo que ele fazia no começo de sua carreira, tendo sido inclusive responsável pelos roteiros de Extermínio e Dredd. Ele confirmou o seu plano de “se aposentar” da cadeira de diretor:

“Eu não planejo dirigir novamente no futuro próximo.”

Garland conta que tem sentido muita pressão com seus projetos – e a recepção morna de Men: Faces do Medo e de Guerra Civil não ajudou em nada. Porém, seu medo não é receber menos dinheiro para seus filmes, mas sim ter que lidar com toda a campanha de divulgação e as intermináveis entrevistas:

“A pressão não vem do dinheiro. Vem do fato de que você está sempre pedindo às pessoas para confiarem em algo que, de cara, não parece muito confiável.”

Garland já tem um novo projeto em desenvolvimento: o roteiro de Extermínio 3, que deve se passar 28 anos após a infestação de zumbis que vimos no primeiro filme. Além disso, ele também está trabalhando em um novo filme com o título Warfare.

Alex Garland, de Aniquilação e Ex Machina, não pretende mais voltar a dirigir filmes.

A revelação vem apenas duas semanas antes da estreia de seu quarto longa-metragem, Guerra Civil, que traz em seu elenco nomes como Kirsten DunstWagner MouraCailee SpaenyNick Offerman. A história se passa em um futuro distópico próximo, onde os Estados Unidos se dividiram em diferentes facções, e a população trava uma guerra incessante. Acompanhamos essa jornada a partir da perspectiva de um grupo de jornalistas.

Guerra Civil estreia nos cinemas brasileiros em 18 de abril.

Abaixo, confira também: