CEO da Disney quer focar em sequências e franquias, diz que estúdios “perderam o foco”

Capa da Publicação

CEO da Disney quer focar em sequências e franquias, diz que estúdios “perderam o foco”

Por Gus Fiaux

Quem tem acompanhado o cenário cinematográfico sabe que 2023 não foi um ano muito bom para a Disney. Com os fracassos consecutivos de Indiana Jones e a Relíquia do DestinoAs Marvels Wish, o estúdio terminou o ano sem conseguir emplacar um sucesso de mais de US$ 1 bilhão nos cinemas – e agora, os planos estão mudando e o estúdio deve focar ainda mais em continuações e sequências.

Ao menos, isso é o que promete Bob Iger. Na última quarta-feira (07), o CEO da Walt Disney Company participou de uma reunião com acionistas, onde tentou assegurar os investimentos do estúdio confirmando que há o foco maior agora é trazer aos cinemas sagas e franquias já reconhecidas do público (via The Wrap):

“Eu diria que estamos mais inclinados para as continuações e franquias. Eu acho que, dado o ambiente e o que leva as pessoas a saírem de casa para ver um filme, nos guiar por franquias que já são conhecidas é algo inteligente. Na nossa tentativa de aumentar nosso volume de produção, parcialmente ligada à nossa necessidade de conseguir mais assinantes globais para nossa plataforma de streaming, alguns de nossos estúdios perderam um pouco do foco. Então, o primeiro passo que tomamos foi reduzir esse volume, reduzir os lançamentos, particularmente na Marvel.”

Pelo visto, o plano de Iger já está sendo posto em prática. Nesta última quarta, o estúdio anunciou, repentinamente, que a série de Moana para o Disney+ foi retrabalhada como um filme e será lançada nos cinemas em novembro de 2024.

Em 2024, a Marvel Studios lançará um único filme, Deadpool 3, parte da tentativa de reduzir lançamentos e aumentar o interesse do público.

Na mesma reunião, Iger também falou sobre alguns dos lançamentos do estúdio para 2025, deixando de lado alguns títulos importantes. Por exemplo, ao falar da Marvel Studios, ele se “esquece” de Thunderbolts, que está previsto para julho do ano que vem.

“Olhando para nosso calendário de lançamentos de 2025, estamos ansiosos para lançar ‘Capitão América: Admirável Mundo Novo’ e ‘Quarteto Fantástico’ pela Marvel, teremos ‘Zootopia 2’ e há ‘Avatar 3’. E já estamos de olho em 2026 em diante, com ‘Frozen 3’, o primeiro filme de ‘Toy Story’ desde 2019 e um novo filme de ‘Star Wars’ que trará o Mandaloriano e Grogu para as telonas pela primeira vez.”

Essa baixa arrecadação e recepção dos filmes da Disney já levou a mudanças graves no planejamento e no calendário de lançamentos. Por exemplo, neste ano só teremos um filme da Marvel Studios nos cinemas – Deadpool 3 -, algo que não acontece desde 2012 com o lançamento de Os Vingadores. Desde então, tirando 2020, a Marvel Studios lançou dois ou mais filmes nos cinemas todos os anos.

Abaixo, veja também: