Cartoon Network: Animador brasileiro conta sobre convite para trabalhar em spin-off de O Mundo de Greg

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Cartoon Network: Animador brasileiro conta sobre convite para trabalhar em spin-off de O Mundo de Greg

Por Gabriel Mattos

Desenhos animados são uma parte essencial de como crianças se posicionam em seu mundo, seja nos Estados Unidos ou no Brasil. Sendo assim, é importante que todo tipo de criança se enxergue nas animações, o que tem tornado projetos como O Pequeno Grande Mundo de Jéssica cada vez mais valorizados. Produzido pelo Cartoon Network, a animação mostra o cotidiano de uma pequena menina negra e nasce da mistura de vozes de produtores de diferentes lugares, até mesmo do Brasil. Em entrevista para a Legião dos Heróis, o storyboarder Gabriel Franklin conta o seu papel nesse processo.

Um brasileiro no Cartoon Network

Franklin não trabalhou apenas como um assistente neste projeto. O carioca assina o roteiro e planejamento de um episódio inteiro, construindo os diálogos e montando os quadros que guiaram os animadores no processo de animação. Para chegar a este patamar, foi necessário não apenas uma vasta experiência no mercado nacional, onde atuou por oito anos, como também construir boas relações com profissionais estrangeiros.

“Foi muito sorte,” conta. “Porque eu saí da Birdo Studio. No dia seguinte, eu recebi de manhã o e-mail da Cartoon me convidando para participar de [O Pequeno Grande Mundo de] Jéssica. Então pra mim foi um encontro do universo.”

Amigos trazem novas perspectivas para a história de Jéssica (Créditos: Max)

O storyboarder entrou para o projeto em 2022, logo após a pandemia, um período em que o trabalho remoto estava sendo mais aceito em estúdios de todo mundo. Franklin conta que ainda assim é raro um esquema completamente virtualizado em seu cargo, que precisa estar em contato direto com os diretores da produção, mas o interesse do estúdio em incorporar vozes diferentes possibilitou que trabalhasse inteiramente do Brasil.

“Eu acho que tanto O Pequeno Grande Mundo de Jéssica quanto O Mundo de Greg são séries que são super a favor da diversidade. Não só na tela, nos personagens, mas também na galera que trabalha por trás das câmeras. Então, assim, foi com certeza a equipe mais diversa que eu tive. Acho que a grande maioria dos meus diretores e supervisores de Jéssica eram pessoas pretas,” explica Franklin. “Essa diversidade de vozes diferentes, de backgrounds, de culturas diferentes, realmente passa para a série.”

Trabalhar com uma dupla americana na escrita dos diálogos foi muito enriquecedor, especialmente na hora de ajustar o tom para ser condizente ao linguajar esperado de uma criança de 5 anos dos Estados Unidos. Franklin conta que se sentiu acolhido por toda a equipe, inclusive pela showrunner Tiffany Ford, e que aprendeu muito sobre cultura preta no processo.

“No próprio episódio [que eu comandei], da foto de família, tem um momento que a a mãe do Craig sai do banho e ela tá com o cabelo meio armado, numa touca de cetim. Eu lembro que foi uma troca que eu tive com as roteiristas porque elas faziam questão de inserir isso. Então assim eu pedi pra elas explicarem como funcionava,” lembra Franklin.

Jéssica representa uma mistura de experiências (Créditos: Max)

Enquanto incorporou muito da experiência de suas colegas com negritude, Franklin também pôde acrescentar um pouco de sua infância latina. E essa troca enriqueceu bastante a construção de O Pequeno Grande Mundo de Jéssica, que se tornou uma experiência acolhedora para todo tipo de criança.

Eu acho que é isso que é legal. Pode parecer um detalhe. ‘Ah, beleza. Ela tá usando uma touca de cetim.’ Mas é isso! Muita gente vai se ver ali, sabe? A gente tá precisando muito disso hoje em dia, principalmente em conteúdo pra criança. Então eu aprendi demais e é isso. Assim, pra mim, a equipe da Jéssica é uma equipe fenomenal. Foi minha melhor experiência profissional até hoje,” conclui o storyboarder.

O Pequeno Grande Mundo de Jéssica está disponível na Max. O desenho também é exibido no Cartoonito e no Cartoon Network.

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