Cariocas são esquecidos dentro do cinema em sessão de Os Rejeitados: ‘Nos sentimos como no filme’

Capa da Publicação

Cariocas são esquecidos dentro do cinema em sessão de Os Rejeitados: ‘Nos sentimos como no filme’

Por Gabriel Mattos

A indústria cinematográfica tentou criar muitas tecnologias para tornar as sessões de filmes mais imersivas. Mas nem o 3D ou o IMAX conseguiram superar este caso do acaso. No último sábado (27), um grupo de clientes foi esquecido dentro de uma sala de cinema no Rio de Janeiro após funcionários fecharem o local para encerrar o expediente. E qual era o filme que estava sendo exibido? Os Rejeitados.

O caso aconteceu no cinema Espaço Net Rio — conhecido por ser o lugar em que os filmes cults, como os indicados ao Oscar, são exibidos na cidade. De acordo com o portal O Globo, cerca de 40 pessoas ficaram presas no estabelecimento após a última sessão, pouco antes da meia-noite.

O grupo relatou que o primeiro sinal de problema surgiu após a exibição dos créditos. No momento em que as luzes da sala costumam ser acesas, nada aconteceu, o que obrigou os clientes a procurarem a saída com as lanternas do celular. Do lado de fora da sala, uma surpresa: o cinema estava completamente vazio, escuro e trancado.

O grupo gritou por socorro por cerca de trinta minutos na tentativa de chamar atenção de quem passava pela rua ou frequentava bares locais. Ruth Kauffmann, uma aposentada de 70 anos que estava na sessão, confirma ter visto pessoas se aproximando com medo das vozes que vinham pedindo socorro no cinema.

Os rejeitados do cinema de Botafogo acionaram a polícia e os bombeiros, mas a ajuda veio do outro cinema da mesma rede. Dois funcionários do estabelecimento foram ajudar o fechamento do expediente do Espaço Net Botafogo, localizado a poucas ruas de distância. Ao ouvir rumores de clientes presos no cinema, a dupla voltou para resgatá-los. Ruth, a senhora presente no grupo dos presos, desabafa.

“Não sabíamos como proceder. Era como se estivéssemos órfãos ali. Olha, que drama, né? A gente ficou sem ação, desesperado. Havíamos acabado de assistir ao filme Os Rejeitados. E nos sentimos como no filme: rejeitados,” confessou ao O Globo.

Ambos os funcionários foram afastados temporariamente do cargo, mas, até o momento, manterão seu emprego. O cinema pede que as pessoas envolvidas neste incidente entrem em contato com o espaço para serem devidamente recompensadas.

Ironicamente, na trama de Os Rejeitados, indicado a cinco categorias do Oscar, um grupo de pessoas é obrigado a conviver por um longo período de tempo contra a sua vontade. Não vai dar para dizer que não foi uma experiência imersiva.

Leia também: