Animadores do estúdio MAPPA denunciam condições de trabalho abusivas em Jujutsu Kaisen

Capa da Publicação

Animadores do estúdio MAPPA denunciam condições de trabalho abusivas em Jujutsu Kaisen

Por Gabriel Mattos

Apesar da qualidade exemplar de Jujutsu Kaisen, os animadores que trabalharam no projeto vem expressando a sua insatisfação com as condições de trabalho na empresa há algum tempo. Em uma nova entrevista ao canal Animator Dormitory, sob anonimato, funcionários detalharam o que torna o ambiente do MAPPA Studios tão abusivo.

Os animadores ouvidos pelo canal denunciaram três problemas principais que comprometeram a qualidade do trabalho: prazos apertados, baixos salários e sobrecarga de funcionários.

De acordo com os artistas, a equipe foi forçada a começar a produção da segunda temporada do anime sem um cronograma razoável de trabalho. O processo de animação teve início mesmo sem os recursos necessários para tal como forma de cumprir um prazo imposto por um comitê externo, composto por múltiplas empresas, que cuida da marca Jujutsu Kaisen. Os executivos decidiram por uma data de estreia sem considerar o tempo necessário para produzir a animação e deixou que os funcionários dessem um jeito de fazer tudo funcionar.

Somado ao trabalho apressado, os animadores também não foram recompensados de forma adequada, considerando as novas demandas. Estavam trabalhando mais, sob mais pressão e recebendo o mesmo que antes. Ainda que o estúdio tenha uma média salarial mais alta que o piso da indústria de animação japonesa, ainda é um valor bem abaixo do ideal, o que prejudica os artistas.

E, para piorar, outros projetos do MAPPA Studio sofreram adiamentos, o que sobrecarregou todas as equipes, especialmente a de Jujutsu Kaisen. As equipes precisaram aumentar a carga de trabalho para cobrir os furos no calendário da empresa. E o time de Jujutsu Kaisen precisava entregar os episódios nas datas estabelecidas, sem a opção de atrasos, mesmo que não estivesse da melhor forma para isso.

Vale ressaltar que, apesar dos trabalhadores de Jujutsu Kaisen serem os mais transparentes sobre as condições abusivas de trabalho do estúdio, este não é um problema exclusivo do MAPPA Studio. A indústria de anime tem um problema estrutural. Ela é construída para maximizar o lucro e o conteúdo, enquanto evita riscos. Por isso, o orçamento e o prazo são prioritários, mesmo que isso prejudique os funcionários.