Akira Toriyama não tinha proximidade com animes até conhecer um certo animador, revelou em entrevista final

Capa da Publicação

Akira Toriyama não tinha proximidade com animes até conhecer um certo animador, revelou em entrevista final

Por Gabriel Mattos

Akira Toriyama faleceu no auge de sua carreira, com três projetos de grande destaque prestes a estrear — incluindo duas novas adaptações em anime. Por ter se tornado uma figura tão influente no meio, o autor foi premiado pelo conjunto de sua obra no Tokyo Anime Awards Festival, no último final de semana. Em uma entrevista gravada especialmente para o evento, antes de sua partida, o autor confessou ter uma relação conturbada com a indústria de animes (via CB).

De acordo com o artista, as animações nunca despertaram seu interesse, mesmo as adaptações de seus próprios mangás, que confessou não ter assistido muito. Porém, conforme começou a trabalhar mais diretamente com as produções, começou a entender melhor seu apelo, especialmente devido ao impacto de Toyo Ashida.

“Uma das minhas memórias mais inesquecíveis trabalhando com animação é quando eu conheci o já falecido animador Toyo Ashida, para um projeto chamado ‘Kosuke-sama Rikimaru-sama,’ que foi produzido como um Shonen Jump Original. Esse projeto não tinha um mangá, então fizemos uma reunião. Ele era uma pessoa adorável e nós rapidamente nos conectamos e sempre que eu via seu estilo de arte eu ficava impactado pelo seu toque ágil e cuidadoso,” relembra.

Dr. Slump foi adaptado em anime por Toyo Ashida (Créditos: Shueisha)

Ashida acabou desenvolvendo um estilo de desenho similar ao de Toriyama ao trabalhar na adaptação para anime de Dr. Slump, em que atuou como diretor de animação em 1981. A dupla só foi colaborar em 1988, quando o mangaká teve a humildade de enxergar como poderia aperfeiçoar sua técnica em seu pupilo indireto. Ashida morreu em 2011, mas seu impacto na vida de Toriyama permaneceu até o fim.

“Pensei, ‘Tá bem, acho que é desse tipo de toque que eu preciso para acelerar o processo de desenho e fazer com que Dragon Ball parece bem mais refinado.’ O tempo de desenho diminuiu em quase dois terços do que costumava ser. Nós influenciamos um ao outro de muitas maneiras e acho que foi uma época muito recompensadora. Eu rezo para que o repouso da alma de Ashida-san,” revelou Toriyama.

Akira Toriyama faleceu em 1º de março de 2024.