Warner do Japão repudia memes envolvendo Barbie e Oppenheimer após repercussão negativa

Capa da Publicação

Warner do Japão repudia memes envolvendo Barbie e Oppenheimer após repercussão negativa

Por Nick Narukame

O lançamento simultâneo de Barbie e Oppenheimer no dia 20 de julho rapidamente resultou em uma febre de bilheteria. A quantidade de memes produzida na internet envolvendo os dois filmes produziu um fenômeno que ficou conhecido como “Barbenheimer” que não tem sido nem um pouco bem visto no Japão. Após uma bem intencionada brincadeira da divisão americana, Warner nipônica foi a público condenar a glorificação do genocídio japonês.

Segundo divulgado pelo Deadline, a Warner Bros. do Japão emitiu um comunicado nesta segunda (31) repudiando o apoio dado pela Warner americana nas redes sociais ao fenômeno “Barbenheimer”. Segundo a postagem, a filial japonesa leva o assunto da bomba atômica muito a sério e pediu desculpas a todos que possivelmente tenham se sentido ofendidos pelas publicações.

“Nós consideramos extremamente lamentável que a conta oficial da sede americana para Barbie tenha reagido a publicações ‘Barbenheimer’ nas redes sociais. Nós levamos esta situação a sério, e pedimos à sede americana para tomar as providências adequadas. Nós pedimos desculpas àqueles que se sentiram ofendidos por estes comentários insensíveis. Warner Bros. Japão”, escreveu a filial japonesa.

Vale lembrar que Oppenheimer conta a história real do projeto que levou a criação da bomba atômica, arma de destruição massiva que foi lançada em guerra pela primeira vez em 1945 em Hiroshima, no Japão. As mortes ocorridas foram muitas e a tragédia ocorrida na segunda guerra mundial marcaram a história do país para sempre.

Os atores que interpretam Barbie e Oppenheimer nos cinemas

Memes envolvendo Barbie e Oppenheimer estão sendo duramente criticados no Japão.

A conta oficial do filme nos Estados Unidos reagiu positivamente a diversos memes que misturavam cenas do filme dirigido por Christopher Nolan com o de Greta Gerwig, sempre buscando um teor cômico.

Em um deles, o ator Cillian Murphy, que interpreta o físico J. Robert Oppenheimer, foi colocado apoiando Margot Robbie, que vive de Barbie nas telonas, nos ombros, enquanto chamas de explosão tomam conta do cenário. “Vai ser um verão inesquecível”, foi a resposta dada pelos representantes estadunidenses da empresa a esse meme em questão. A divisão local ainda não se posicionou após a repercussão internacional negativa.

A Warner não se pronunciou sobre a nota emitida por sua filial japonesa.

Aproveite e confira também: