Vin Diesel é acusado de abuso sexual por ex-assistente

Capa da Publicação

Vin Diesel é acusado de abuso sexual por ex-assistente

Por Melissa de Viveiros

Uma ex-assistente de Vin Diesel está processando o ator por abuso sexual. O caso teria acontecido em 2010, mas o processo teria sido possibilitado por uma lei da Califórnia aprovada em 2022.

[Alerta de gatilho: descrição de abuso sexual]

De acordo com a assistente Asta Jonasson, ela estava trabalhando para Vin Diesel em Atlanta, quando o ator estava filmando Velozes e Furiosos 5. Ele teria a levado ao seu quarto de hotel e a obrigado a ficar em sua cama. Ela teria pedido que ele parasse e tentado deixar o quarto, mas foi mantida à força no local, com o ator a segurando e a tocando contra sua vontade.

Vin Diesel teria tentado retirar as roupas íntimas de Jonasson, que se desvencilhou dele e correu para o banheiro. Ela alega que o ator a colocou contra a parede e a obrigou a tocar suas partes íntimas, antes de se masturbar na frente dela.

“A senhorita Jonasson não conseguiu escapar e fechou os olhos, temendo enfurecer Vin Diesel ao rejeitá-lo novamente e tentou dissociar, desejando que o abuso chegasse ao fim,” o texto do processo diz, de acordo com a Variety.

Horas após o ocorrido, a irmã de Vin Diesel, Samantha Vincent, teria ligado para Jonasson e a demitido. “Ficou claro para ela que ela estava sendo demitida por não ser mais útil – Vin Diesel a usou para satisfazer seus desejos sexuais e ela resistiu ao abuso,” o processo diz. “A senhorita Jonasson sentiu que era lixo a ser jogado fora. Ela se sentiu desamparada, teve sua autoestima destruída, e questionou suas próprias habilidades e se uma carreira de sucesso exigiria que ela trocasse seu corpo por avanços.”

O ator Vin Diesel.

Apesar do acontecimento descrito ser antigo, o processo foi possibilitado pelo California’s Sexual Abuse and Cover Up Accountability Act (ou Ato da Califórnia de Responsabilização por Abuso Sexual e Encobrimento, em tradução livre). A lei criada em 2022 abriu uma janela de um ano para que certos processos relacionados a abuso sexual que encontrariam limitações de acordo com o estatuto do estado pudessem ser realizados, contanto que a parte da defesa tenha tentado encobrir pelo menos um caso de acusações de abuso sexual anteriormente.

Até o momento, os representantes de Diesel não se pronunciaram sobre o caso.