A verdadeira história por trás da morte da Princesa Diana

Capa da Publicação

A verdadeira história por trás da morte da Princesa Diana

Por Flávia Pedro

No ano de 1997, o mundo presenciou uma tragédia histórica envolvendo um nome da família real: a Princesa Diana morreu em um acidente de carro no túnel de Pont de l’Alma, em Paris. Ela não estava sozinha no momento do acidente, já que no carro estavam Dodi Al-Fayed (seu atual namorado), Rees-Jones (seu guarda-costas) e Henri Paul (o motorista). Agora a série The Crown promete explorar mais os acontecimentos em sua última temporada.

Diana e seu atual namorado Dodi haviam passado 10 dias juntos em um iate de Mohamed Al-Fayed e depois fizeram um voo até Sardenha, em Paris, no dia 30 de agosto de 1997. Diana deveria estar de volta a Londres no dia seguinte (31) para encontrar seus filhos – Príncipe William e Príncipe Harry – que estavam voltando do Castelo de Balmoral.

Porém, o incessante assédio dos paparazzi deram um rumo catastrófico à vida da princesa. Após tentativas de jantar em restaurantes sem sucesso, pois os fotógrafos estavam em cima do casal, eles decidiram sair do hotel para ir ao apartamento de Dodi pouco depois da meia-noite. É por volta de 12h25 que tudo acontece.

O carro onde Diana, Dodi Al Fayed, Rees-Jones e Henri Paul estavam entrou no túnel Pont de l’Alma em uma velocidade acima do que é considerado seguro. Segundo relatos (via T&C), foi revelado o que teria acontecido:

 “Segundos depois de o carro entrar no túnel na faixa esquerda oeste, ele sai de controle, atingindo o 13º pilar de concreto que divide o túnel, capota e ricocheteia na parede direita. Em seguida, ele gira. Quando o carro para, ele está voltado para o leste – a direção de onde veio.”

Diana, Princesa de Gales

Uma reportagem da época feita pela CNN complementou, dessa vez falando sobre o resgate de Diana:

“Os trabalhadores da ambulância conseguiram reanimá-la no local do acidente, mas seu coração parou de bater ao chegar ao hospital”, disse o Dr. Bruno Riou, chefe da unidade de terapia intensiva do hospital. “E massageou o coração por duas horas em uma batalha vã para salvar a vida dela, disse ele.”

A princesa Diana só foi declarada morta às 4h da manhã do dia 31 de agosto de 1997, em Paris, aos 36 anos de idade. Um pouco mais tarde, naquele mesmo dia, o príncipe Charles e as irmãs de Diana – Lady Sarah McCorquodale e Lady Jane Fellowes – voaram até Paris para levar o corpo de Diana para casa, e seu funeral aconteceu em 6 de setembro de 1997. 

A última temporada de The Crown, série da Netflix, irá explorar esses últimos momentos da vida de Lady Di, que será novamente interpretada por Elizabeth Debicki. Seu acidente abre a temporada para que só depois a história volte no tempo para concentrar-se principalmente no relacionamento da princesa com Dodi Al-Fayed (Khalid Abdalla). Claro, sem deixar de fora a imprensa e os paparazzi seguindo o novo casal. Confira o trailer a seguir:

Confira também: