Um Pokémon pode evoluir sem treinadores?

Capa da Publicação

Um Pokémon pode evoluir sem treinadores?

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Um ponto importante em Pokémon é a evolução das criaturinhas, que fazem com que eles se tornem mais fortes. Grande parte do tempo só vemos isso acontecer quando o monstrinho está junto de seu treinador, gerando os eventos que permitem que ele evolua. Mas e os Pokémon selvagens, eles podem evoluir por conta própria sem o auxílio de um treinador?

A evolução dos Pokémon é bem diferente para cada criatura, então alguns são capazes de evoluir por conta própria, enquanto outros necessitam da ajuda de seu treinador. Quando a principal forma para a criaturinha evoluir é ficar mais forte, isso pode acontecer enquanto ele está vivendo sua vida selvagem, entrando em confronto com outros Pokémon, seja para demonstrar sua força ou adquirir algo, como comida.

Algumas evoluções precisam do auxílio de treinadores enquanto outras não.

Mas existem outros Pokémon que somente evoluem após criar um vínculo com seu treinar, como é o caso de Umbreon, Espeon e Sylveon, algumas das evoluções de Eevee. Além disso, outros como Kadabra e Haunter precisam ser trocados com outros treinadores para que eles evoluam, tornando impossível que isso aconteça por conta própria. Por fim, alguns utilizam pedras de evolução para ficar mais fortes, e mesmo sendo algo difícil, eles podem encontrar algum desses objetos e também evoluir por conta própria.

O anime de Pokémon já mostrou alguns monstrinhos evoluindo por conta própria, como é o caso do Pikachu de Ash, que era somente um Pichu antes de se juntar ao garoto em sua jornada. No primeiro episódio de Pokémon Jornadas, chamado de A Chegada de Pikachu!, vemos o pequeno Pichu vivendo junto de um Kangaskhan que o adota. O problema é que alimentar mais de uma boca foi se tornando cada vez mais difícil, fazendo com que Pichu decida viver por contra própria. Durante a despedida em meio às lágrimas ele evolui para Pikachu, mostrando que não é sempre necessário ter um treinador.

Confira também: