Por que Tom Cruise está irritado com o lançamento de Oppenheimer, novo filme de Christopher Nolan?

Capa da Publicação

Por que Tom Cruise está irritado com o lançamento de Oppenheimer, novo filme de Christopher Nolan?

Por Gus Fiaux

Em julho, teremos uma grande variedade de lançamentos nas telonas, mas dois filmes estão entrando em atrito por conta de uma questão logística: Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1 Oppenheimer. Agora, tudo indica que Tom Cruise está extremamente irritado com o novo filme de Christopher Nolan.

Para contextualizar: o novo capítulo da franquia Missão Impossível está previsto para chegar aos cinemas norte-americanos no dia 12 de julho. A Paramount, distribuidora do longa, teria conseguido reservar boa parte das salas IMAX na semana de lançamento do longa.

No entanto, Oppenheimer chegará bem próximo, com previsão de lançamento para o dia 21 de julho. E por sua vez, a Universal conseguiu reservar todas as salas IMAX na semana do filme, o que deixaria Missão Impossível sem acesso às salas – por três semanas completas.

Apesar de bombástico, a decisão faz sentido, já que Christopher Nolan se tornou um “garoto-propaganda” para o IMAX. O diretor costuma usar a tecnologia em boa parte de seus filmes e teria gravado Oppenheimer inteiramente com câmeras IMAX. Além disso, a data de lançamento do filme já estava marcada desde 2021, o que deu vantagem ao filme de Nolan.

Oppenheimer, filme de Christopher Nolan, assegurou para si a exclusividade de todas as salas IMAX dos EUA por três semanas.

Agora, de acordo com o Puck NewsTom Cruise está bem incomodado com o lançamento, especialmente após ter faturado cerca de US$ 110 milhões (da arrecadação global total de US$ 1,49 bilhões) de Top Gun: Maverick nas salas IMAX.

O ator então estaria fazendo múltiplas sessões de Acerto de Contas – Parte 1 com os exibidores norte-americanos – na tentativa de agendar a maior quantidade possível de salas normais para seu filme. Caso ele consiga, tanto o filme de Nolan quanto outros lançamentos de julho, como Barbie (que também estreia no dia 21 de julho) podem acabar não tendo tantas salas no território dos EUA.

Para alguns analistas, o domínio de Oppenheimer no IMAX sequer será um problema para Cruise, já que Acerto de Contas – Parte 1 ainda deve fazer uma bilheteria muito maior que a cinebiografia sobre o pai da bomba, segundo as previsões preliminares de bilheteria. A Paramount e a representante de Cruise, Amanda Lundberg, se recusaram a comentar sobre o assunto quando foram procurados pela Puck News.

Missão Impossível: Acerto de Contas chega aos cinemas brasileiros no dia 13 de julho, e Oppenheimer está programado para o dia 20 de julho.

Abaixo, veja também: