Titanic: O final alternativo do filme que pouca gente viu

Capa da Publicação

Titanic: O final alternativo do filme que pouca gente viu

Por Gus Fiaux

Lançado originalmente nos cinemas em 1997, Titanic veio para se tornar um dos maiores clássicos da Sétima Arte, contando a história trágica do romance entre Rose Jack à bordo do Titanic, navio que naufragou ao colidir com um iceberg em 1912. Porém, o que muita gente não sabe é que o filme teve um final alternativo!

No final que foi aos cinemas, temos um retorno ao “presente”, onde encontramos Rose, já idosa, com o Coração do Mar, um lendário diamante que está sendo procurado por Brock Lovett (interpretado por Bill Paxton). Rose então pega o diamante e o atira ao mar, concluindo sua jornada e indo descansar mais uma vez, reencontrando-se com o amor de sua vida.

A versão alternativa, apesar de conter os mesmos elementos, adiciona um pouco mais à trama. Na cena, Rose vai até o convés do navio e, logo em seguida, sua filha e Brock aparecem, achando que ela está prestes a se jogar no mar. Ela então avisa para eles não se aproximarem e mostra o diamante.

Rose no final alternativo de Titanic.

Quando pedem para que ela escute à razão, Rose diz: “Eu já pensei muito nisso ao longo dos anos, e eu vim até aqui para colocá-lo aonde ele pertence”. Brock então implora para que ela não jogue o diamante, mas ela responde: “Você procura por tesouros no lugar errado, Sr. Lovett. Apenas a vida não tem preço, e faz cada dia valer a pena”. E então, ela atira o diamante ao mar.

Confira a versão alternativa a seguir:

A cena acabou sendo cortada por James Cameron, que acreditava que o falatório tiraria o peso emocional do final – e, de certa forma, ele não estava errado. O final que foi aos cinemas (e que está presente nas versões atuais) é muito mais contido e direto ao ponto, fornecendo uma conclusão satisfatória para a jornada de Rose.

Ainda assim, há quem goste do final alternativo por acrescentar um pouco de humor ao filme. Assim que Rose joga o diamante no mar, Brock – inicialmente chocado – aparece rindo, demonstrando que entendeu a lição contada sobre o amor.

Titanic está disponível no Star+.

Abaixo, veja também: