Tim Burton, diretor de Batman, revela problema que teve com Jack Nicholson durante filmagens

Capa da Publicação

Tim Burton, diretor de Batman, revela problema que teve com Jack Nicholson durante filmagens

Por Gus Fiaux

Lançado há pouco mais de trinta anos, o Batman de Tim Burton permanece sendo uma das principais influências no cinema dos super-heróis, tendo aberto as portas para incontáveis adaptações do Cavaleiro das Trevas que viriam em seguida. Porém, mais importante que tudo isso foi a participação de Jack Nicholson, que deu ao Coringa uma nova roupagem.

Recentemente, Tim Burton foi convidado pela Empire para falar um pouco sobre seus mais recente projeto, a série da Wandinha pela Netflix. O cineasta aproveitou para refletir um pouco sobre sua carreira e acabou citando alguns momentos intrigantes vividos nos bastidores de Batman.

Entre eles, Burton comentou a dificuldade que teve em se comunicar com Jack Nicholson, que já tinha estrelado em grandes clássicos do cinema como O Iluminado Um Estranho no Ninho. Burton disse:

“Jack tem um jeito bem abstrato de falar. Então ele diria algumas coisas para mim e eu respondia: ‘Sim, eu entendo’, e então eu iria para outra pessoa e dizia: ‘Que p**** ele tá falando?’ Então havia essa comunicação estranha: não-linear, não-conectiva… Mas era bem claro para mim. Sinto que nós tínhamos esse estilo de homens das cavernas de nos comunicar.”

Embora não tenha sido a primeira versão em live-action do Príncipe Palhaço do Crime, Jack Nicholson foi quem mais ditou a tendência para futuras interpretações do personagem, tanto que até mesmo as versões mais “realistas” do Coringa, como o de Heath Ledger Joaquin Phoenix, bebem da fonte deixada pelo ator.

Burton dirigindo Jack Nicholson e Michael Keaton no set de Batman, de 1989.

Apesar dos pesares, Burton comenta que Nicholson foi uma peça essencial no longa e o ajudou em diversos aspectos durante a produção. Ele agradece muito ao apoio do ator, especialmente levando em conta que esse foi seu primeiro projeto para um grande estúdio:

“[Nicholson] me protegeu e cuidou de mim, me ajudou a seguir em frente, apenas por não ficar sobrecarregado com a coisa toda. Eu me senti realmente apoiado por ele de um jeito bem profundo. Eu era novo e estava lidando com um grande estúdio, e ele silenciosamente me deu a confiança da qual eu precisava. E por ele ser uma voz de apoio que tinha muita ressonância com o estúdio, isso me ajudou a passar por tudo. Me deu forças.”

Nicholson atualmente tem 85 anos, mas infelizmente não atua mais desde 2010. Embora ele não se considere como “aposentado”, o ator deixou as telas por ter alguns problemas de memória e não conseguir mais decorar as falas dos filmes que participava. Seu último trabalho como ator foi a comédia romântica Como Você Sabe, onde estrelou ao lado de Reese WitherspoonOwen Wilson Paul Rudd.

Batman de 1989 está disponível no HBO Max.

Abaixo, veja também: