The Sims 5: Quando sai e tudo o que sabemos sobre o próximo jogo da franquia

Capa da Publicação

The Sims 5: Quando sai e tudo o que sabemos sobre o próximo jogo da franquia

Por Melissa de Viveiros

A franquia The Sims surgiu em 2000, inspirada pela ideia de Will Wright de criar uma “casa de bonecas virtual”. Mais de vinte anos depois, essa ideia continua sendo explorada e expandida, com a franquia recebendo novos jogos e expansões de tempos em tempos. O título mais recente da série até o momento é The Sims 4, que estreou em 2014 e conta com mais de 15 pacotes de expansão e de jogo. Mas, após muita espera, foi anunciado em 2022 que um novo game está em desenvolvimento, e busca trazer grandes novidades para a franquia.

Até o momento, poucos detalhes específicos foram divulgados, incluindo o título do projeto que, como vamos discutir no texto, pode não se chamar apenas The Sims 5. Ainda assim, reunimos aqui tudo de mais importante para você ficar por dentro de tudo que vem por aí neste novo game da Maxis.

Project Rene

Mudanças visuais de The Sims 4 para o próximo ainda não foram mostradas.

Como mencionado, o próximo The Sims ainda não tem um título oficial, contando apenas com seu codinome de projeto em desenvolvimento: Project Rene. Você pode se perguntar por que motivo uma saga conhecida por simplesmente adicionar números aos títulos dos novos jogos não o faria dessa vez, mas a resposta é surpreendentemente simples: ainda não se sabe se esse jogo vai funcionar como os The Sims que conhecemos até agora, uma vez que ele se propõe a adicionar uma jogabilidade bastante nova. O próprio nome, Rene, tem a ver com renovação, renascença e renascimento, de acordo com o site oficial da EA.

Em essência, este ainda será um game focado em controlar Sims, construir e customizar casas, e criar ou destruir relacionamentos em vidas fictícias. Diferente dos outros jogos, porém, este contará com mais do que o modo para um único jogador. Lyndsay Pearson, vice-presidente criativa da franquia The Sims na Maxis, afirmou durante o anúncio que este será sim o próximo jogo da série principal, mas que ele também contará com um modo cooperativo, além de permitir cross-play entre várias plataformas – o que significa que um jogador que tenha o jogo no computador poderá jogar junto com outro que experiencie o game nos consoles, por exemplo, embora as plataformas específicas não tenham sido anunciadas até o momento.

Novo jogo promete não só mais interação entre sims, como também entre jogadores.

Isso indica que o jogo pode se encaixar mais no modelo de jogo como serviço. Na indústria de games, esse termo é utilizado para jogos que são continuamente monetizados após sua venda inicial, ou monetização que sustenta um título gratuito para jogar. Tipicamente, esses jogos tem um tempo indefinido para continuar recebendo conteúdo, que varia de acordo com o sucesso do título. 

Os modelos de monetização utilizados em jogos como serviço são variados. Alguns, como World of Warcraft, utilizam o sistema de mensalidade, a qual o jogador precisa pagar para jogar. Outros utilizam microtransações, que podem ser voltadas para equipamentos e elementos que influenciam a experiência com o jogo, como Candy Crush, ou exclusivamente voltadas para cosméticos, como é o caso das skins de League of Legends. Há ainda os games que se mantêm por meio dos passes de temporada, como é o caso de Fortnite, e permitem que os jogadores adquiram conteúdo exclusivo de cada passe, liberado enquanto jogam.

Caso o novo The Sims siga algum desses modelos, a ideia pode ser mantê-lo permanentemente, o que poderia levar à retirada do número do título. Isso porque, caso o objetivo seja fazer um game duradouro, é possível que um novo subtítulo faça mais sentido para o jogo. No momento, tudo não passa de especulação, pois o Project Rene não recebeu um nome oficial ainda, como dito acima.

Que novidades o novo jogo trará para a série?

Muito foi dito sobre a intenção do jogo de revolucionar a série, e pouco sobre o que sabemos que mudará de fato. No evento Behind The Sims, onde o anúncio do game foi feito, foi indicado que o jogo “evoluirá fundamentalmente o pensamento e o comportamento dos Sims, o modo de criação e personalização dos mundos e vai propor inovações incríveis”.

O que isso significa de fato ainda não está claro em muitos casos. A evolução do pensamento e comportamento dos Sims parece indicar que teremos personagens mais complexos e com mais personalidade, algo que muitos fãs da série criticam ter sido diminuído no quarto jogo. Pode ser que tenhamos traços mais diversos e que afetem mais no comportamento dos Sims, ou mesmo que eles tenham maior autonomia quando não estejam sendo diretamente controlados.

As mudanças no modo de criação foram as mais extensamente mostradas até o momento, mas vale destacar que o jogo está em seu estágio inicial de desenvolvimento, e muito pode mudar até seu lançamento. No vídeo de anúncio, é possível ver uma customização muito maior de objetos, resgatando a habilidade de usar estampas e cores personalizadas apresentada em The Sims 3 e indo além com a mudança de formas de cada parte do objeto. Uma cama, por exemplo, tem sua cabeceira modificada, enquanto o formato do acolchoamento de um sofá também aparece com várias opções a serem escolhidas.

Vídeo mostrou mais opções de customização de objetos no próximo The Sims.

Outro elemento que chama a atenção é a possibilidade de posicionar objetos sobrepostos com muito mais flexibilidade que qualquer jogo da série. No vídeo, vemos almofadas serem colocadas sobre o sofá, podendo ser giradas e ajustadas a qualquer posição que o jogador desejar. O compartilhamento das suas criações também é facilitado, embora fique claro que quem quiser jogar sozinho como sempre não terá problema algum para fazê-lo.

O vídeo também destacou a possibilidade de ter a mesma experiência em dispositivos diferentes ao mostrar duas telas, uma de computador e outra de celular. A mesma cena foi reproduzida nas duas, com o PC utilizando o modelo habitual para a plataforma, enquanto o celular adapta a situação para uma tela de toque. Também é demonstrado que a experiência compartilhada ali é exatamente a mesma nos dois jogos, e não uma recriação da mesma cena, uma vez que, ao adicionar um objeto pelo celular, ele também é adicionado ao cenário no computador. A explicação destaca ainda que esse foi um teste inicial da tecnologia utilizada para possibilitar essa experiência.

Ficou curioso para ver o teste em ação? Todas as informações reveladas no evento, incluindo as primeiras imagens dessa versão inicial do game, podem ser conferidas abaixo:

Sobre o modo multiplayer, o diretor do game, Grant Rodick, explicou um pouco mais do que o público pode esperar. Além de destacar que o jogo contará tanto com multiplayer, quanto com singleplayer, Rodick destaca que ele não será um jogo online para diversos jogadores (os famosos MMOs):

“Agora, algo a se manter em mente é que o Project Rene não é um MMO. Não é esse espaço público e compartilhado onde tudo que você faz é sempre com outras pessoas. Você poderia jogar sozinho, em seus próprios termos, e então, quando quiser, nos seus próprios termos, pode convidar outros a virem jogar com você. Essa é a estrutura que estamos buscando, e achamos que é muito legal e perfeito para The Sims.”

Quando The Sims 5 será lançado?

O anúncio do quinto título da franquia The Sims foi feito em outubro de 2022, mostrando um jogo em estágio inicial de desenvolvimento. Além disso, o The Sims 4 continua recebendo conteúdo e atualizações, com a mais recente tendo chegado em fevereiro, e um novo pacote de expansão, chamado A Aventura de Crescer, chegando dia 16 de março

Com isso, fica evidente que o game ainda vai demorar a chegar. Sem data oficial prevista, a expectativa é que o quinto The Sims ainda esteja há anos de distância – com estimativas indicando 2025 como potencial ano de lançamento do projeto.

Veja também: