The New York Times processa OpenAI e Microsoft por violação de direitos autorais

Capa da Publicação

The New York Times processa OpenAI e Microsoft por violação de direitos autorais

Por Jaqueline Sousa

O jornal estadunidense The New York Times, um dos veículos mais prestigiados do mundo, abriu um processo judicial nesta quarta-feira (27) contra a OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT, e a Microsoft, alegando violação de diretos autorais. De acordo com informações do The Hollywood Reporter, a medida foi tomada devido ao uso de artigos do jornal sem permissão para incrementar as ferramentas de Inteligência Artificial das organizações.

Segundo acusações do The New York Times, a OpenAI e a Microsoft usaram publicações do veículo sem autorização “para desenvolver um sistema de supercomputação complexo e personalizado para armazenar e reproduzir cópias de seus conteúdos”. O jornal alega que “milhões de trabalhos do Times foram copiados diversas vezes com o propósito de ‘treinar’ os modelos do ChatGPT”.

Em resposta, o veículo optou por abrir uma ação judicial por violação de direitos autorais com o intuito de responsabilizar as companhias por “bilhões de dólares em danos estatutários” que devem ser pagos pelo “uso ilegal de trabalhos valiosos do Times”.

OpenAI estaria usando artigos do The New York Times para alimentar ChatGPT, alega jornal.

O The New York Times tentou chegar a um acordo com a OpenAI, em abril deste ano, sobre a possibilidade de licenciar seus conteúdos, incluindo proteções tecnológicas que permitiriam uma troca de valor benéfica para cada lado da moeda. Porém, conforme mencionado pelo jornal no documento, nenhum desses esforços obteve êxito.

A medida do The New York Times chega em uma época em que os debates a respeito da influência da IA estão mais aflorados do que nunca. Entre preocupações sobre a integridade jornalística e a monetização de conteúdos “roubados” por plataformas como o ChatGPT,  a discussão promete continuar rendendo novos desdobramentos no próximo ano.

Aproveite também: