Tetris: Apple TV+ é acusada de plágio por autor de livro

Capa da Publicação

Tetris: Apple TV+ é acusada de plágio por autor de livro

Por Nick Narukame

Apesar do sucesso alcançado pelo filme Tetris, lançado pela Apple TV+ no início desse ano, ele vem sendo alvo de algumas controvérsias recentemente. O autor Dan Ackerman entrou com uma ação judicial contra os produtores do filme, acusando-os de usarem diversos elementos de seu livro sem sua autorização.

Ackerman afirma ter enviado seu manuscrito para a The Tetris Company antes de sua publicação, mas a empresa se recusou a licenciar o nome ou imagens do jogo para qualquer mídia baseada no livro, o que impediu o autor de procurar possíveis adaptações da obra. Porém, conforme consta no processo, o filme roteirizado por Noah Pink utiliza diversos aspectos abordados por Ackerman no livro sem qualquer consentimento prévio (via ComicBook).

Personagens do filme Tetris

Segundo Ackerman, Tetris da Apple TV+ tem muitos elementos de seu livro que não foram autorizados por ele.

O livro Tetris Effect foi lançado em 2016, sete anos antes do filme da Apple TV+, e segue uma premissa muito similar que diz respeito aos eventos reais que ocorreram durante o lançamento do jogo, em 1984. A parte queixosa alega que, após impedi-lo de buscar qualquer tipo de adaptação que o creditasse, o livro de Ackerman foi entregue a Pink para que o roteiro fosse produzido, com o longa possuindo partes “substancialmente semelhantes em quase todos os aspectos materiais, incluindo capítulos e páginas específicas do referido livro, que foram simplesmente tiradas da obra para o filme”.

Ackerman exige uma indenização compensatória de 3% do orçamento total da produção e uma outra indenização punitiva de igual valor. O caso segue em análise nos meios jurídicos correspondentes e, até então, não há nenhuma atualização favorável ou não ao autor.

Mas e você? Viu o filme ou leu o livro? Divida sua opinião sobre esse caso com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: