Taika Waititi, diretor de Thor 4, está cansado de falar em diversidade: “vocês quebraram, então vocês consertem”

Capa da Publicação

Taika Waititi, diretor de Thor 4, está cansado de falar em diversidade: “vocês quebraram, então vocês consertem”

Por Junno Sena

Taika Waititi tem feito um trabalho hercúleo em levar mais representatividade para a tela. De Nossa Bandeira é a Morte até O Que Fazemos nas Sombras, as produções do diretor e roteirista focam em trazer novos ares para a televisão e cinema. Mas, durante uma palestra do evento anual Raising Our Voices (Levantando Nossas Vozes em tradução literal) do The Hollywood Reporter, Waititi deixou claro que está cansado de ser questionado sobre diversidade.

De acordo com o ator, mesmo com seus recentes esforços em ser “diversa”, a mídia ainda não compreendeu o  significado de “diversidade”.

Waititi apontou como é problemática a principal atitude do cinema e televisão sobre o assunto ser “incluir pessoas de cada etnia” ao invés de dar espaço para novos criadores se expressarem.

“Eu não quero ver um personagem polinésio na sua série. O que eu quero é ver algo controlado por polinésios, histórias polinésias escritas e feitas por uma pessoa polinésia”, explicou. “Quando fazemos nossas coisas, não nos dê um criador branco para nos dizer as regras e como fazer as coisas. Nos deixe descobrir, nos deixe entender a estrutura da história do nosso jeito, da nossa experiência. Quando falo em decolonizar a televisão, quero dizer apenas para não fazê-la tão branca”.

Taika Waititi em Nossa Bandeira é a Morte

Outro ponto que se destacou no discurso de Waititi foi seu cansaço em “conversas sobre diversidade e inclusão”.

“Vocês se perguntam o porquê de não ter mais coisas indígenas por aí. É por causa disso que vocês nos obrigam a fazer. Vir aqui e falar sobre os problemas e como consertá-los. Vocês quebraram, então vocês consertem”, explicou. “Parem de perguntar o que fazer, como consertar as coisas, sabe? Eu estou tão cansado disso. Estou cansado dessa conversa sobre diversidade, inclusão, tudo isso. Nós só queremos trabalhar e não precisar ficar fazendo painéis e discursos no meio do dia”.

Além de sua colaboração no Universo Cinematográfico da Marvel com Thor: Ragnarok e Thor: Amor e Trovão, Taika Waititi está atualmente trabalhando em um roteiro para Star Wars.

Com uma ideia sólida sobre a história do filme, Waititi revelou recentemente que está com dificuldades em dar prosseguimento ao roteiro.

Enquanto o ator continua empacado com sua escrita e fazendo palestras sobre diversidade, os seus principais trabalhos, Nossa Bandeira é a Morte e O Que Fazemos nas Sombras estão disponíveis, respectivamente, na HBO Max e Star+.

Aproveite e continue lendo: