O super-herói mais velho da história: Quem foi o primeiro herói dos quadrinhos?

Capa da Publicação

O super-herói mais velho da história: Quem foi o primeiro herói dos quadrinhos?

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Os super-heróis que começaram nos quadrinhos foram se tornando cada vez mais populares com sua chegada a outras mídias, seja filmes ou séries e até mesmo jogos. Seja com a Marvel e seu grande universo, a DC com seus personagens icônicos ou até mesmo outros como The Boys e Invencível. Mas quem deu início aos super heróis? Quem foi o primeiro herói dos quadrinhos?

A resposta para essa pergunta pode ser um pouco mais complicada dependendo da definição do que é um herói. Muitas pessoas afirmam que o primeiro herói dos quadrinhos foi Hugo Hercules que foi publicado na Tribuna de Chicago em setembro de 1902. A história escrita e desenhada por Wilhelm Heinrich e Detlev Körner, mostrava a vida do personagem que dá nome às tirinhas passeando pela cidade e ajudando a população com sua super força. A produção durou 5 meses e não foi um sucesso, fazendo com que Körner virasse um pintor.

Apesar de existir heróis antes, O Fantasma é considerado pelo Guiness Book o primeiro super-herói

A segunda resposta vem do Guinness, que considera O Fantasma como o primeiro super-herói dos quadrinhos. A primeira edição do personagem foi lançada em fevereiro de 1936, criado por Lee Falk e mostrava o protagonista lutando contra o crime no país fictício de Bangalla. O que fez o livro dos recordes definir O Fantasma como o primeiro é o fato de que personagens antes dele, como é o caso de Hugo Hercules, não eram retratados como super-heróis da forma como conhecemos atualmente.

Confira também: