Stranger Things: Por que Joseph Quinn não é elegível para a próxima edição do prêmio Emmy?

Capa da Publicação

Stranger Things: Por que Joseph Quinn não é elegível para a próxima edição do prêmio Emmy?

Por Gus Fiaux

Em julho, a academia do Emmy revelará quais obras estarão indicadas para a próxima edição da cerimônia. Muitos fãs esperavam que, com isso, Stranger Things pudesse levar uma nova onda de prêmios graças à segunda parte de sua quarta temporada – porém, novas mudanças no sistema de regras da premiação vão impedir que isso aconteça!

Emmy costuma selecionar, anualmente, produções lançadas do dia 1º de junho de um ano ao dia 31 de maio do ano seguinte. Com isso, se uma série exibe metade de seus episódios antes do dia 31 de maio e a outra metade após o dia 1º de junho, a série em questão poderia concorrer a dois anos consecutivos na cerimônia, pela mesma temporada.

Essa tática acaba chamando a “segunda metade” das temporadas de hanging episodes – em tradução livre, “episódios suspensos”. E como a quarta temporada de Stranger Things estreou em maio de 2022, a série acabou disputando por prêmios no ano passado. No entanto, a Netflix tomou a decisão de encerrar o quarto ano da série só em julho de 2022, com dois episódios bem extensos.

De acordo com as regras antigas da premiação, isso faria com que esses dois capítulos pudessem concorrer em várias categorias importantes, como Melhor Série de DramaMelhor Ator de DramaMelhor Atriz de Drama, e por aí vai. No entanto, houve uma grande mudança nesse sistema de regras.

O único ator da segunda parte da quarta temporada que pode concorrer ao Emmy é Dacre Montgomery, na categoria de ator convidado.

Agora, o Emmy permite apenas que temporadas (ou blocos de episódios) com mais de seis episódios concorram aos prêmios das categorias centrais – e como apenas dois foram lançados em julho, Stranger Things não será indicada nesses prêmios principais. Em vez disso, os únicos prêmios elegíveis são aqueles que não possuem restrição de gênero (seja drama ou comédia).

Muitos fãs esperavam que Joseph Quinn fosse indicado ao papel de Melhor Atriz Coadjuvante de Drama, por seu papel como o divertido e rebelde Eddie Munson na quarta temporada da série – especialmente se nós levarmos em conta que sua participação fica ainda mais emocionante nos dois últimos episódios da temporada.

Porém, com essa mudança nas regras, o ator está inelegível para a premiação de 2023. Por outro lado, quem ainda é capaz de concorrer é Dacre Montgomery, que interpreta brevemente Billy em uma sequência de sonho vivida por sua irmã Max. Isso se dá pelo fato de que as categorias de Melhor Ator/Atriz Convidado não são afetadas pelas novas regras da cerimônia.

As quatro temporadas de Stranger Things estão disponíveis na Netflix.

Abaixo, veja também: