Star Wars: Por que o sabre de luz de Anakin não mudou para vermelho quando ele foi para o lado escuro da Força?

Capa da Publicação

Star Wars: Por que o sabre de luz de Anakin não mudou para vermelho quando ele foi para o lado escuro da Força?

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Um item de extrema importância para um Jedi ou Sith é seu sabre de luz, principal arma de combate de ambos. O objeto tem a cor definida após formar uma ligação com seu usuário podendo ser principalmente azul ou vermelho, mas também sendo capaz de apresentar cores diferentes. Anakin Skywalker é o protagonista dos prequels de Star Wars que inicia com sua infância e segue até sua troca de lado, se aliando aos Sith, mas quando isso acontece seu sabre não muda para vermelho. Por que isso acontece?

Seguindo o cânone atual da franquia o motivo é que para alterar o cristal especificamente para a cor vermelha é preciso fazer um processo chamado de sangrar. Para realizá-lo um Sith precisa conseguir um cristal Jedi e colocar ódio nele até que ele tome a cor vermelha. Então durante os acontecimentos do terceiro filme, Anakin não realizou tal feito, mantendo seu sabre na cor azul que ele sempre utilizou.

Sabre de Anakin continuou azul porque ele não fez seu cristal sangrar

No combate final de Obi Wan e Anakin, o vilão perde seu sabre quando quase morreu, então ao ser colocado na sua roupa de Darth Vader ele precisa de uma nova arma. O quadrinho do vilão lançado em 2017 e escrito por Charles Soule conta essa jornada. Vader caça e mata um mestre Jedi chamado de Kiran Infil’a e pega seu sabre. Com o cristal em mãos ele coloca sua raiva, ódio e arrependimento nele, fazendo com que ele sangre e fique vermelho, pronto para o grande vilão utilizar.

Confira também: