Star Wars: O que é o Conselho das Sombras de The Mandalorian? Entenda o retorno de Palpatine na trilogia sequel

Capa da Publicação

Star Wars: O que é o Conselho das Sombras de The Mandalorian? Entenda o retorno de Palpatine na trilogia sequel

Por Gabriel Mattos

Depois de um início morno, The Mandalorian enfim mostra as suas garras na reta final de sua terceira temporada. Ao explorar mais a fundo a cultura de Mandalore, a produção esbarra em segredos do universo expandido que prometem preparar terreno para um dos arcos mais grandiosos da franquia — conectando as séries animadas, live-action, filmes, games e livros de Star Wars em uma única história. E no centro disso está o Conselho das Sombras, liderados por Thrawn. Mas afinal, o que é esse grupo secreto?

Origem do Conselho das Sombras nos livros

Conselho das Sombras em The Mandalorian (C. Disney)

No mais recente capítulo da saga, Os Espiões, Moff Gideon retorna da sua aparente morte para colocar todas as cartas na mesa. O simpatizante do Império aparece reunido com hologramas de outros generais que orquestram secretamente uma forma de fortalecer o que sobrou do antigo regime. Este grupo é chamado de Conselho das Sombras, uma organização secreta que só havia aparecido nos livros até então.

A primeira aparição foi no livro Star Wars: Divida de Honra, de Chuck Wendig, o segundo da trilogia Aftermath. A saga mostrou a primeira grande tentativa de reorganização do Império Galático, sob a liderança da Imperatriz Rae Sloane. Estes esforços foram coordenados pela primeira formação do Conselho das Sombras, que tinha entre seus membros Brendol Hux, pai de Armitage Hux de O Despertar da Força.

O Plano de Palpatine

A Batalha de Jakku no jogo Star Wars: Battlefront 2, jogo que mostra o Projeto Cinzas de Palpatine (C. EA Games)

Porém, no livro seguinte, Star Wars: Fim do Império, é revelado que o líder do Conselho, Gallius Rax, estava seguindo um plano secreto diretamente orquestrado pelo falecido Imperador Palpatine. A sua função, implementando o protocolo Contingência, era destruir as forças restantes do Império corrompido, salvando apenas membros chave, para reconstruir tudo do zero nas Regiões Desconhecidas como a Ordem Final, vista em A Ascensão Skywalker.

E assim o conselheiro fez, orquestrando a grandiosa Batalha de Jakku mencionada em O Despertar da Força. Durante o confronto, boa parte das forças do Império foram destruídas e o Conselho das Sombras foi exterminado pelo próprio Rax que salvou apenas Brendol Hux, cuja missão era treinar a nova geração de Stormtroopers. Hux viajou para as Regiões Desconhecidas com Sloane e seu filho para secretamente construir o novo Império.

O retorno de Palpatine

Thrawn em Ahsoka (C. LucasFilm)

O comandante retornou no novo episódio de The Mandalorian como um membro chave do novo Conselho das Sombras, formado por Moff Gideon. Entre os tópicos dessa reunião, o envolvimento de Hux com clonagem é mencionado, assim como um misterioso Projeto Necromante.

Ainda é cedo para confirmar, mas é citado que este processo pode trazer um novo líder caso Thrawn não retorne rapidamente das Regiões Desconhecidas, aonde foi deixado em Rebels. Tudo indica que esta equipe de lordes da guerra está tentando usar a tecnologia de clonagem para reconstruir Palpatine, criando como consequência o Líder Supremo Snoke, que lidera a Primeira Ordem em sua ausência. Mais detalhes serão revelados na série da Ahsoka, que deve mostrar o retorno definitivo de Thrawn como o Herdeiro do Império.

Leia também: