Star Wars: Dave Filoni, criador de Mandalorian, é promovido a diretor criativo da LucasFilm

Capa da Publicação

Star Wars: Dave Filoni, criador de Mandalorian, é promovido a diretor criativo da LucasFilm

Por Gabriel Mattos

Responsável por lentamente guiar Star Wars de volta aos trilhos, após a catastrófica trilogia de Rey Skywalker, Dave Filoni enfim teve o seu trabalho reconhecido pela Disney. O diretor foi promovido ao cargo de Diretor Criativo da LucasFilm e vai trabalhar diretamente com a presidenta Kathleen Kennedy e a executiva Carrie Back.

Desta forma, Filoni passa a ser o principal responsável por tomar a decisão final nas escolhas criativas do futuro da franquia, enquanto Kennedy segue mais focada em administrar os negócios. Todos os projetos passam a ser supervisionados pelo produtor desde o início, permitindo que mudanças de curso sejam tomadas muito antes de ser tarde demais.

“No passado, em muitos projetos que eu era chamado, eu só veria depois que tudo estava um bom tempo em desenvolvimento,” explicou à Vanity Fair. “Neste novo cargo, estou por dentro de basicamente tudo que está rolando. Quando nós planejamos o futuro do que estamos fazendo agora, estou envolvido desde a fase mais inicial.”

Dave Filoni com Rosario Dawson e Hayden Christensen nos bastidores de Ahsoka

Com a promoção, o produtor poderá mudar ou vetar projetos muito mais cedo, evitando cancelamentos tardios, como aconteceu com os filmes de Patty Jenkins e Kevin Feige. A ideia, contudo, é dar assistência aos produtores para desenvolver novas histórias que façam sentido dentro da filosofia original de George Lucas. Filoni descreve sua nova posição como “ser parte do Conselho Jedi”, no sentido que sua experiência será utilizada como um recurso para guiar novos criativos no universo de Star Wars.

E mesmo assumindo um cargo de liderança, Filoni não tem planos de deixar de escrever e dirigir os seus próprios projetos dentro deste universo, como o seu filme confirmado na Star Wars Celebrations e uma possível segunda temporada de Ahsoka.

“Para realmente ajudar os cineastas, é importante para mim ter a experiência em primeira mão. Eu posso oferecer uma perspectiva dos desafios que podem surgir ao contar essas histórias. Eu me sinto mais capaz de ser útil além de só ficar dizem ‘Os Jedi deveriam ser assim, os Sith deveriam ser assado…,” explica.

Além de co-criador de The Mandalorian e The Book of Boba Fett, Filoni também é responsável pela série Ahsoka, pela animação Rebels e por trabalhar ao lado do próprio George Lucas para criar The Clone Wars. O produtor tem sido o principal responsável por trazer conexões aos livros e jogos as produções principais deste universo, promovendo uma verdadeira união de tudo que acontece em uma galáxia muito distante.

Leia também: