Star Wars: Afinal, quando a Força foi descoberta?

Capa da Publicação

Star Wars: Afinal, quando a Força foi descoberta?

Por Jaqueline Sousa

Foi com uma série de elementos e conceitos na bagagem que Star Wars se tornou uma das franquias mais bem-sucedidas da cultura pop. O universo dos sabres de luz, dos Jedi e das batalhas espaciais segue conquistando uma legião de fãs na atualidade, e existe um aspecto fundamental da mitologia da saga galáctica que ainda gera bastante mistério hoje em dia: a Força. Afinal, quando foi que esse campo de energia tão importante surgiu?

Usada por indivíduos sensíveis a ela, como os Jedi e até mesmo os Sith, a Força é um “poder” fundamental para manter a união da galáxia, garantindo que seus usuários tenham algumas habilidades especiais — a manipulação de objetos, influência de pensamentos e a manutenção da consciência após a morte, por exemplo. Mas o que o cânone de Star Wars diz sobre sua descoberta?

Embora existam explicações distintas para o surgimento da Força, sabe-se que esse campo de energia apareceu há muitos e muitos (muitos mesmo) anos antes dos acontecimentos da Saga Skywalker. Isso porque, como ela é a fonte do poder de um Jedi, é provável que a Força tenha surgido antes mesmo das pessoas sensíveis a essa energia terem vindo ao mundo, ou até antes da criação da galáxia onde as histórias da franquia são ambientadas.

Acredita-se que a Força surgiu antes da criação dos Jedi.

De acordo com o que é aceito pelo cânone de Star Wars (via Screen Rant), a Força apareceu primeiro que a fundação da Ordem Jedi, que aconteceu mais de 5 mil anos antes das Guerras Clônicas. Mas, se olharmos para o que Star Wars Legends — o universo expandido da saga — diz, é possível encontrar respostas mais interessantes: segundo lendas mitológicas, a Ordem Jedi, na verdade, foi fundada em 25.783 ABY, uma data que marca a criação da organização quase 700 anos antes do que é aceito pelo cânone.

A série em quadrinhos Star Wars: Dawn of the Jedi é ainda mais precisa: segundo os escritos, a Força foi descoberta há quase 10 mil anos antes do surgimento dos Jedi durante um evento chamado Tho Yor Arrival (A Chegada de Tho Yor, em tradução livre), onde várias naves viajaram pela galáxia em busca de seres sensíveis a Força, levando-os para o planeta Tython.

Sendo assim, independente da fonte originária, o consenso da mitologia de Star Wars é que a Força surgiu antes do nascimento dos Jedi, algo que pode ser explorado no novo projeto da franquia que será dirigido por James Mangold.

Aproveite também: