Sindicato dos Roteiristas ameaça processar Amazon Studios por suspender séries após greve

Capa da Publicação

Sindicato dos Roteiristas ameaça processar Amazon Studios por suspender séries após greve

Por Gus Fiaux

Mesmo após ter acabado, a greve dos roteiristas de Hollywood continua tendo repercussões na indústria. Após o fim da paralisação, o WGA (sindicato da categoria) está ameaçando processar a Amazon Studios por manter vários projetos suspensos – incluindo a série live-action da Teia de Seda, no universo da Sony/Marvel.

De acordo com um relatório exclusivo do The Ankler, o Sindicato dos Roteiristas está entrando com medidas legais contra a Amazon Studios depois que a empresa se recusou a dar continuidade a projetos que foram paralisados pela greve. Isso vale, sobretudo, para Teia de Seda: Sociedade-Aranha, série que foi anunciada há alguns meses.

No comunicado emitido pelo Sindicato, é explicado como isso quebra os acordos feitos entre estúdios e roteiristas no fim da paralisação:

“Sua falha em reabrir várias salas de roteiristas após a greve é uma violação do Acordo de Finalização da Greve entre o Sindicato dos Roteiristas e a Associação de Produtores de Cinema e Televisão da América. Os estúdios são obrigados a reunir os roteiristas para trabalhar após o fim da greve, e os Acordos de Serviços Pessoais dos roteiristas foram estendidos por um período equivalente à porção do contrato que ficou sobreposta pela greve. O Sindicato tomará ações legais contra a Amazon e qualquer outro estúdio que viole o Acordo de Finalização da Greve, para que possamos recuperar as compensações, pagamentos atrasados e benefícios que foram deixados de lado como resultado desse atraso.”

Apesar de Teia de Seda ser o foco da reportagem, o Sindicato dos Roteiristas afirma que a Amazon Studios deixou de lado várias produções já anunciadas após o fim da greve. Dentro dos acordos feitos com a AMPTP (Associação de Produtores de Cinema e Televisão da América), isso pode ser visto como uma espécie de retaliação aos artistas que se envolveram nas manifestações.

Entre as produções afetadas, está a série da Teia de Seda, heroína do universo do Homem-Aranha da Sony.

Até o momento, a Amazon Studios não se manifestou sobre as acusações e notícias. O Next TV teria tentado entrar em contato com a empresa, mas um representante disse que não há comentários a serem feitos no momento.

Abaixo, veja também: