Sindicato dos Roteiristas fará nova reunião com estúdios e streamings em breve

Capa da Publicação

Sindicato dos Roteiristas fará nova reunião com estúdios e streamings em breve

Por Gus Fiaux

Desde o dia 1 de maio de 2023, membros do Sindicato de Roteiristas da América estão em greve após uma série de negociações falidas com a Associação dos Produtores de Televisão e Cinema. Entre as reinvindicações, estão salários mais justos (com aumentos dos residuais) e maior regulamentação na área das inteligências artificiais e seu uso pelas empresas. Agora, outra reunião será feita entre os roteiristas e os estúdios de Hollywood.

Na última terça-feira (01), o diretório oficial do Sindicato dos Roteiristas enviou um memorando aos seus membros, confirmando a realização de novas negociações entre os roteiristas e a AMPTP – a Associação de Produtores de TV e Cinema. A reunião está marcada para esta sexta-feira, 4 de agosto:

“O AMPTP, através de Carol Lombardini, contatou o Sindicato dos Roteiristas da América hoje e pediu por uma nova reunião nesta sexta-feira, para discutir as negociações. Nós voltaremos a nos comunicar com vocês, algum tempo após a reunião, com mais informações. Como dissemos antes, estejam atentos para rumores. Sempre que houver notícias importantes para compartilhar, você vai ouvi-las diretamente de nós.”

De acordo com o The Hollywood Reporter, um porta-voz da associação dos produtores teria dito: “Continuamos dedicados a encontrar um caminho que seja mutualmente benéfico para os dois sindicatos”, o que é uma referência não apenas ao Sindicato dos Roteiristas, mas também ao SAG-AFTRA, Sindicato dos Atores – que também estão em greve há cerca de duas semanas.

Novas negociações vão acontecer nessa sexta-feira (04). Créditos da Imagem: Michael Buckner/The Hollywood Reporter

Com duas greves em andamento, diversas produções de Hollywood estão paralisadas por tempo indeterminado. No entanto, é sempre importante ressaltar que os roteiristas e atores estão exigindo melhores condições de salário, pagamentos residuais (que foram eliminados com a chegada do streaming) e uma regulamentação melhor para as IAs.

Até o presente momento, não há uma perspectiva de quando as paralisações serão encerradas. Pode ser que, com as novas negociações, na sexta já tenhamos um termômetro do quanto mais esse momento turbulento em Hollywood deve se esticar. Até lá, você confere todas as novidades sobre a greve dos roteiristas e atores aqui, na Legião dos Heróis.

Abaixo, veja também: