Review: Just Dance 2024 Edition acerta no passo, mas tropeça no ritmo com músicas defasadas

Capa da Publicação

Review: Just Dance 2024 Edition acerta no passo, mas tropeça no ritmo com músicas defasadas

Por Gus Fiaux

Em seu segundo ano após a transição para um formato game-as-service, a famosa franquia da Ubisoft acaba de ganhar um novo pacote de canções e atualizações. Just Dance 2024 Edition deve agradar os fãs de longa data da série, ainda que escorregue um pouco na seleção de músicas para sua nova edição.

Jogamos o game no PlayStation 5, e aqui vai uma breve resenha dos pontos altos e baixos do novo capítulo da popular franquia dançante!

Ficha Técnica:

Título: Just Dance 2024 Edition

 

Desenvolvedora: Ubisoft

 

Distribuidora: Ubisoft

 

Plataformas: Nintendo Switch, Xbox Series S/X Playstation 5

 

Lançamento: 24 de outubro de 2023

 

Gênero: Dança

 

Tradução para o Português: Sim

 

Modos: Singleplayer, multiplayer local e online

Just Dance 2024 Edition dá continuidade à reformulação da franquia, que desde o ano anterior adotou o modelo game-as-service.

Just Dance 2024 Edition mantém o nível de jogabilidade, mas oferece pouco em sua playlist

Não é de hoje que Just Dance se abriu para um mercado maior de possibilidades, adotando não só clássicos pop em toda sua glória como também novos gêneros que entraram em ascensão ao longo da última década, como o k-pop e o reggaeton. Mais do que isso, o game apagou fronteiras imaginárias e passou a oferecer uma seleção cada vez mais global de canções, com músicas brasileiras ganhando destaque jogo a jogo.

Por isso, falar de Just Dance 2024 Edition acaba sendo um pouco agridoce, não pelo formato do jogo em si. O gameplay segue de perto o que vimos nos modelos anteriores, e há um trabalho ainda mais preciosista na concepção visual das animações, com usos bem legais de 2D e efeitos especiais.

O que incomoda no novo pacote de canções é a seleção desinteressante de músicas, ainda mais em um ano marcado por tantos acontecimentos e estreias colossais na indústria fonográfica. Esqueça lançamentos recentes de Beyoncé, Troye Sivan e Charli XCX, os ritmos latinos de Karol G ou até os lançamentos solo de Jimin. Não, por hoje só sobrou o combo David Guetta e Bebe Rexha com, no máximo, uma Miley Cyrus para viagem – ou uma das BLACKPINK com uns dois anos de atraso, pelo menos.

Para ser justo, o jogo até acerta com Flowers e suas duas coreografias, mas falta um pouco do fator chiclete que nos faz querer ficar jogando por horas a fio, sem ver o tempo passar. Sendo bem honesto, isso soa quase como uma promoção para o Just Dance+, já que faz mais sentido dançar ao som dos hits de edições e jogos anteriores.

BLACKPINK retorna ao jogo com How You Like That… mas só alguns anos atrasado.

Apesar disso, não gostaria de desmotivar ninguém a jogar o jogo. Como disse, a jogabilidade mantém o nível – e agora, com visuais ainda mais extravagantes e uma concepção gráfica genuinamente impecável. Minha única reclamação nesse quesito é a falta de suporte para PlayStation Camera/Kinect, o que deve dificultar a vida de novos jogadores que possuem celulares mais antigos e, portanto, podem não conseguir baixar o aplicativo que funciona como seu “controle” durante as danças.

(Entretanto, já foi revelado que algumas canções passarão por testes beta com captura de movimento, o que pode ser uma vantagem a longo prazo).

Assim como na edição anterior, há um pequeno “modo história”, que dá continuidade à jornada do Night Swan. Não é lá muito profundo, mas rende umas danças divertidas e funciona bem como um capítulo dentro da história maior que a franquia da Ubisoft está construindo. É um bom bônus, ao menos.

No fundo, Just Dance sempre foi uma série de jogos para reunir os amigos, tentar coreografias insanas e, quem sabe, suar um pouco e queimar umas calorias. Quem espera por isso vai encontrar um prato cheio na 2024 Edition – embora a trilha sonora não seja lá cheia de greatest hits.

Nota:

Nota: 7/10

Com visuais esplêndidos e uma jogabilidade estável, Just Dance 2024 Edition funciona para os fãs mais antigos da franquia e para os novos, mas apresenta uma seleção musical bem aquém do esperado em um ano tão agitado. Quem inventou que dava para dançar qualquer música da Billie Eilish deveria ser preso!

Just Dance 2024 Edition está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X/SNintendo Switch.

Abaixo, veja também: