Recordes do Oscar: Relembre os filmes mais indicados e os que mais ganharam na história da premiação

Capa da Publicação

Recordes do Oscar: Relembre os filmes mais indicados e os que mais ganharam na história da premiação

Por Jaqueline Sousa

A 95ª edição do Oscar acontece no dia 12 de março, e as expectativas para finalmente conhecermos os grandes ganhadores da estatueta dourada de 2023 estão altíssimas. Filmes como Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Os Banshees de Inisherin e Nada de Novo no Front são os destaques da premiação deste ano, que já está movimentando diversos debates entre a comunidade cinéfila desde que a lista de indicados foi anunciada.

Mas, enquanto o dia da cerimônia do Oscar de 2023 não chega, que tal voltar no tempo e relembrar alguns recordes da premiação? Continue com a gente para descobrir quais foram os filmes mais indicados e aqueles que mais conquistaram estatuetas durante a história do Oscar!

Quais foram os filmes mais indicados ao Oscar de 2023?

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo é o filme mais indicado ao Oscar de 2023.

Não tem jeito: um novo ano começa, e o mundo congela para acompanhar a famosa cerimônia de divulgação dos indicados ao Oscar da edição da vez. Entre surpresas e nomeações esperadas, os cinéfilos já estão acostumados com a dinâmica da temporada de premiações, que tenta antecipar aquilo que veremos na cerimônia mais popular do cinema – o Oscar. E uma coisa é certa: sempre haverá aquele longa-metragem (ou mais de um) que vai chamar atenção do público pelo número de indicações feitas.

Em 2023, por exemplo, o recorde de filme mais nomeado ao prêmio pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ficou com Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, o grande favorito da 95ª edição. No total, o longa dos diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert foi indicado 11 vezes, e vem acompanhado de Os Banshees de Inisherin com 9 indicações e Nada de Novo no Front, também com 9 nomeações.

Quais foram os filmes mais indicados ao Oscar ao longo da história da premiação?

Desde que a primeira edição do Oscar aconteceu, em 1929, diversas produções já foram consagradas pela premiação. Contudo, algumas delas ficaram marcadas na história do evento por quebrarem recordes de indicações ao prêmio, sendo lembradas até os dias de hoje pelo feito.

Ok, mas quais foram os filmes que mais receberam nomeações ao Oscar? Atualmente, o recorde de maiores indicações ao prêmio é 14, e três longas dividem o primeiro lugar no pódio:

A Malvada recebeu 14 indicações ao Oscar.

A Malvada (1950): Estrelado por Bette Davis, o filme A Malvada, do diretor Joseph L. Mankiewicz (Cleópatra), foi a sensação do momento durante a 23ª edição do Oscar. Ao todo, o longa recebeu 14 indicações (venceu apenas 6): Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Bette Davis e Anne Baxter) e, Melhor Atriz Coadjuvante (Celeste Holm e Thelma Ritter), Melhor Ator Coadjuvante (George Sanders), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Montagem e Edição.

Titanic recebeu 14 indicações ao Oscar.

Titanic (1997): Titanic é certamente uma das produções mais ambiciosas não somente da carreira de James Cameron, mas também do cinema no geral. A representação cinematográfica do trágico naufrágio da embarcação que dá nome ao filme foi nomeada 14 vezes ao Oscar, mantendo-se no topo do ranking de produções que mais foram indicadas ao prêmio. As categorias em que Titanic deu as caras foram as de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Kate Winslet), Melhor Atriz Coadjuvante (Gloria Stuart), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Montagem e Edição, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhor Edição de Som, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original.

La La Land recebeu 14 indicações ao Oscar.

La La Land (2016): O recorde mais recente de maiores indicações está nas mãos de La La Land, do diretor Damien Chazelle. Além de ter protagonizado a polêmica troca de envelopes na edição de 2017, o filme também se mantém na história do evento por ter sido indicado a 14 categorias da premiação. São elas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Ator (Ryan Gosling), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Montagem e Edição, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Figurino e Melhor Canção Original.

A Forma da Água recebeu 13 indicações ao Oscar, fazendo parte do grupo de produções que mais foram nomeadas ao prêmio.

Menções honrosas: Vale mencionar também alguns filmes que também ficaram marcados na história do Oscar por causa da quantidade de indicações ao prêmio. Longas como E O Vento Levou (1939), O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), Forrest Gump (1994) e A Forma da Água (2017), por exemplo, apareceram em 13 categorias do evento, em seus respectivos anos de disputa.

Qual foi o filme que mais ganhou estatuetas na história do Oscar?

Ben-Hur, Titanic e O Senhor do Anéis: O Retorno do Rei são os maiores vencedores do Oscar, todos com 11 estatuetas conquistadas.

Agora que já falamos sobre quais foram os filmes que mais receberam indicações ao Oscar, a pergunta que não quer calar é: qual foi o longa-metragem que de fato mais ganhou estatuetas na premiação? O recorde, nesse caso, está nas mãos de três filmes:

  • Ben-Hur (1959) – Indicado 12 vezes, venceu 11 estatuetas;
  • Titanic (1997) – Indicado 14 vezes, venceu 11 estatuetas;
  • O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003) – Indicado 11 vezes, venceu 11 estatuetas.

Dos três longas que ainda seguem em primeiro lugar no pódio de maiores vencedores do Oscar, o mais notável é O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Isso porque a conclusão da trilogia de Peter Jackson conseguiu levar para casa todas as estatuetas (11 no total) das categorias nas quais foi indicada.

E aí, você sabia que os filmes citados aqui tinham quebrado recordes no Oscar? Não esqueça de comentar qual é o seu favorito da edição de 2023!

Lembrando que a cerimônia do Oscar de 2023 acontece no dia 12 de março.

Aproveite também: