Por que a Marvel Comics mudou de nome no passado?

Capa da Publicação

Por que a Marvel Comics mudou de nome no passado?

Por Gus Fiaux

Quando falamos de quadrinhos e super-heróis, dois nomes fortes pulam em nossa cabeça: a DC e a Marvel Comics, as duas maiores titãs do ramo de histórias de super-heróis. No caso da última, temos uma longa e divertida história que remonta aos primórdios da editora, quando ainda era chamada Timely Comics – e o que aconteceu para que a Casa das Ideias ganhasse o nome que têm hoje.

Como o ScreenRant lembra, a Timely Comics surgiu em 1939, criada pelo editor de revista Martin Goodman, que tinha grande interesse em explorar a constante demanda por histórias de super-heróis. A princípio, ele contratou os artistas Jack Kirby Joe Simon para dar conta desse projeto, e em 1939 chegava às bancas a primeira revista da Timely, intitulada (curiosamente) de Marvel Comics #1. 

A revista foi um sucesso imediato, trazendo personagens como Namor e o Tocha Humana Original. Logo, Jack Kirby e Joe Simon criaram o Capitão América, que ganhou sua própria revista e se tornou um dos super-heróis mais populares da década de 40. Porém, o interesse por super-heróis começou a cair, e a editora mudou seu foco.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Goodman desviou o foco das histórias para outros gêneros, trazendo narrativas curtas de horror, ficção científica e até romance. Foi nessa época que ele contratou um parente distante, Stan Lee, para servir como editor interim da Timely.

Logo original da Timely Comics (esq.) e logos usados pela Marvel (dir.)

Por volta do final dos anos 50, houve uma ressurgência na busca por super-heróis, com a Liga da Justiça virando um dos maiores sucessos da história da DC Comics. Foi aí que Goodman pediu que Lee e Kirby criassem um grupo de personagens superpoderosos, para que pudessem rivalizar com a concorrente. Assim, o Quarteto Fantástico fez sua primeira aparição, mas agora já não mais na Timely Comics.

Com a ressurgência da editora e um novo foco dado às histórias de super-heróis, Stan Lee – que assumiu o controle principal da editoria – decidiu mudar o nome da companhia para Marvel Comics. A explicação é simples, já que o nome estava na capa da primeira revista publicada pela Timely – e também, vale lembrar que “Marvel” é a palavra em inglês para “maravilha”, “milagre”, algo que estava em muita sintonia com a ideia que Lee e Kirby tinham para os novos super-heróis.

Assim, logo vieram o Homem-Aranha, o Incrível Hulk, os X-Men, os Vingadores e incontáveis outros heróis que já conhecemos muito bem, por sinal. Desde 1961, a Timely Comics (que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi conhecida brevemente como Atlas Comics) se tornou a Marvel Comics, nome que estampa hoje filmes, séries de TV, jogos, parques temáticos e diversos produtos licenciados, além de – é claro – quadrinhos para todos os gostos.

Abaixo, veja também: