Pokémon: A verdadeira razão pela qual o Pikachu de Ash não evolui no anime

Capa da Publicação

Pokémon: A verdadeira razão pela qual o Pikachu de Ash não evolui no anime

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Pikachu foi o primeiro Pokémon de Ash e acompanhou o garoto em sua jornada enquanto o garoto era o protagonista. Mas mesmo que os outros monstrinhos do personagem evoluíssem e até mesmo se despedissem de Ash, Pikachu nunca se tornou um Raichu, mesmo apresentando a possibilidade algumas vezes. Mas qual é o verdadeiro motivo que o icônico Pokémon nunca evoluiu?

Pikachu é o grande símbolo da franquia desde que o anime começou em 1997, seu visual é reconhecido até mesmo por quem não tem nenhum contato com Pokémon e a criaturinha está presente em quase todos os materiais de divulgação da franquia até os dias de hoje. Evoluir o Pikachu de Ash para Raichu iria significar trocar o mascote de Pokémon o que resultaria em uma redução do impacto da marca.

Pikachu de Ash não evoluiu para Raichu porque o Pokémon é o mascote da franquia

Mesmo assim o fato de Pikachu não evoluir foi utilizado no anime algumas vezes. A primeira é logo no episódio 14 da primeira temporada, onde o fiel companheiro de Ash se machuca em uma batalha contra o Raichu de LT. Surge, o líder do ginásio elétrico de Kanto. Após a derrota, surge a possibilidade de que Pikachu se torne um Raichu, mas ele se recusa e eles conseguem vencer o líder de ginásio sem evoluir.

No último anime de Ash como protagonista, Pokémon Jornadas, o ponto é trazido novamente. Em determinado momento Goh pergunta para o garoto porque seu Pikachu nunca evoluiu. Ash então diz que Pikachu está disposto a ficar forte do jeito que ele está e se tornar Raichu aumentaria sua força rapidamente, mas não seria quem ele é de verdade. Com isso, o anime trouxe boas desculpas para manter o grande mascote de Pokémon em destaque por muitos anos.

Confira também: