Pokémon e Digimon: Como Eliana e Angélica travaram guerra de audiência nas manhãs da TV brasileira

Capa da Publicação

Pokémon e Digimon: Como Eliana e Angélica travaram guerra de audiência nas manhãs da TV brasileira

Por Gabriel Mattos

O início dos anos 2000 foi um período bastante intenso, especialmente próximo à virada do milênio. A internet ainda estava longe de ganhar força e as locadoras eram os refúgios das famílias nos finais de semana. Mas no dia a dia, a televisão reinava soberana. E pelas manhãs, a grande batalha pela atenção da criançada era travada entre Pokémon e Digimon.

A rivalidade entre os fãs sobrevive até os dias de hoje, mas naquela época a situação era ainda mais intensa. Em um período em que a publicidade infantil era altamente lucrativa, todas as emissoras queriam emplacar um grande fenômeno. Assim, a Record fechou um acordo com a Warner para exibir Pokémon durante o programa Eliana & Alegria.

Quando Pokémon e Digimon chegaram ao Brasil?

O programa Eliana & Alegria.

No Brasil, Pokémon estreou em março de 1999 e, em pouco tempo, virou uma verdadeira febre nacional. Nada conseguia superar a popularidade do anime até que a Rede Globo negociou com a finada Fox os direitos de Digimon, que havia sido recém-anunciado no Japão.

A novidade foi divulgada no Fantástico e Digimon estreou em 3 julho de 2000 na televisão brasileira. O desenho começou como uma atração do programa Férias Animadas, apresentado pela Angélica, mas logo invadiu a grade regular da emissora.

A guerra entre Pokémon e Digimon

E nessa guerra pela atenção do público valia tudo. Para conquistar os pequenos pelos ouvidos, Angélica cantou uma versão nacional para a abertura de Digimon, com direito a inserção da artista por chroma key entre os digiescolhidos na sequência inicial.

Não demorou muito para Eliana contra-atacar com suas próprias músicas de Pokémon completamente originais: A Força do Mestre e A Força do Raio, homenageando os principais protagonistas da história.

A disputa invadiu os mais diferentes tipos de produtos licenciados, com direito a tazos em pacotes de biscoito, jogos de tabuleiro temáticos, brindes em refrigerantes, decoração de festas de aniversário e tudo mais que você pode imaginar.

Quem venceu a audiência: Pokémon ou Digimon?

Muitos se perguntam quem venceu essa guerra, mesmo que o resultado final não importe. A própria rivalidade era incentivada pelas distribuidoras para impulsionar as vendas de ambas as marcas. Mas no fim, a briga existiu só no imaginário popular, porque na prática quem assistia Pokémon também assistia Digimon.

Digimon lutou de igual para igual.

As animações foram exibidas em horários diferentes, de forma que era possível assistir às duas em sequência — os monstrinhos digitais às 10h30 e os monstros de bolso às 11h15.

Na Rede Globo, Digimon atingiu um pico de 13 pontos de audiência já no primeiro episódio e manteve essa média ao longo de sua primeira temporada. Pokémon, na TV Record, alcançou a mesma marca durante o seu auge de popularidade — 13 pontos de audiência. Ambas as séries foram decaindo nas temporadas seguintes, mas no fim quem saiu ganhando com essa briga foi o público.

Leia também: