O poder mais famoso do Superman não veio originalmente dos quadrinhos

Capa da Publicação

O poder mais famoso do Superman não veio originalmente dos quadrinhos

Por Gus Fiaux

Um dos super-heróis mais famosos do mundo, o Superman surgiu em 1938, trazendo consigo uma nova era de maravilhas para as histórias em quadrinhos. Além de ser uma inspiração, ele possui um set de poderes bem famoso, como a habilidade de voar, atirar raios laser pelos olhos, superforça e velocidade sobre-humana… porém, um desses dons não surgiu nas HQs da DC Comics.

Em suas primeiras aparições, os poderes do Superman eram menos “fortes” do que conhecemos hoje. Ele não era capaz de voar, por exemplo, mas podia pular bem alto graças à sua superforça. O voo, que hoje é o poder mais icônico do Homem de Aço, na verdade, surgiu em uma adaptação animada (via ScreenRant).

Na década de 40, a Fleischer Studios produziu uma série de dezessete curtas animados do Superman. No entanto, na hora de produzir as animações, os artistas não ficaram muito satisfeitos em ver o Superman pulando de um lado para o outro em Metrópolis, e pediram autorização da DC Comics para mostrar o herói voando.

A editora acatou o pedido, e o Superman voou pela primeira vez no curta “The Mad Scientist“, primeiro da leva da Fleischer Studios, lançado em 1941.

Superman voando no curta animado “The Mad Scientist”, da Fleischer Studios.

Os editores da DC ficaram tão impressionados com a ideia que, em pouco tempo, o Homem de Aço também podia voar em seus quadrinhos. Posteriormente, esse dom foi incorporado a todas as versões alternativas do herói, bem como suas adaptações cinematográficas ou televisivas.

Esse não é o único caso de uma importante parte da mitologia do herói criada em uma adaptação. Por exemplo, foi só com Superman: O Filme de 1978 que descobrimos que a cidade de Smallville ficava localizada no Kansas, bem no coração dos Estados Unidos. Antes disso, não sabíamos exatamente a localização da cidade em que Clark Kent cresceu.

Abaixo, veja também: