Patrick Stewart admite que não conhecia os X-Men antes de interpretar o Professor X

Capa da Publicação

Patrick Stewart admite que não conhecia os X-Men antes de interpretar o Professor X

Por Gus Fiaux

Hoje em dia, é basicamente impossível pensar em como seria a era dos super-heróis sem a saga dos X-Men lançada nos anos 2000. A franquia mutante possibilitou a adaptação de diversas produções posteriores – inclusive a criação do Universo Cinematográfico da Marvel. Porém, mais impossível ainda é pensar em outro ator que funcionasse tão bem como Charles Xavier do que Patrick Stewart.

Estrelando a trilogia original dos filmes mutantes – bem como Logan X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – Stewart relembrou um pouco de como foi ser chamado para dar vida ao telepata mutante. Em sua nova biografia, o ator comentou qual foi sua reação ao ser convidado para o papel (via SlashFilm):

“‘Quem diabos é esse, Lauren?’ Essa conversa fez tanto sentido para mim quanto a que eu tive com Steve Dontanville há muitos anos, onde ele me disse que Gene Roddenberry [criador de ‘Star Trek’] queria me conhecer. Charles Xavier? Os X-Men? Eu não fazia ideia do que tava acontecendo.”

A Lauren em questão é Lauren Shuler Donner, produtora responsável por ajudar na criação do Universo dos X-Men da Fox. Ela produziu vários dos filmes da saga mutante, desde o primeiro X-MenFênix NegraOs Novos Mutantes.

Ator chegou a reprisar o papel no Universo Cinematográfico da Marvel, em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Stewart então falou sobre como a produtora o explicou detalhadamente e pacientemente sobre quem eram os X-Men e sobre o que se tratava o filme:

“Lauren me explicou pacientemente que X-Men seria um filme de grande orçamento baseado em uma equipe de super-heróis da Marvel. Charles Xavier era a criação das lendas dos quadrinhos Stan Lee e Jack Kirby. Ele é um telepata paraplégico que existe em um mundo onde mutantes representam a próxima fase da evolução mutante, mas encontram discriminação e intolerância por conta de seus poderes sobre-humanos. Ele supervisiona uma academia chamada Instituto Xavier para Jovens Dotados e lidera um grupo de mutantes heroicos chamados X-Men. Ele é o cara que coloca o X em X-Men.”

O ator finaliza o trecho dizendo que tinha algumas preocupações em relação à similaridade de seus personagens, já que em sua cabeça, Charles Xavier era muito parecido com Jean-Luc Picard, protagonista de Star Trek: A Nova Geração. No entanto, Bryan Singer – diretor de vários dos filmes de X-Men, incluindo o original – convenceu o ator de que os dois papéis não tinham muita similaridade, e o resto é história.

Os filmes dos X-Men estão disponíveis no Disney+.

Abaixo, veja também: