Palavras e golpes proibidos: as regras surpreendentes por trás do desenho do Homem-Aranha nos anos 90

Capa da Publicação

Palavras e golpes proibidos: as regras surpreendentes por trás do desenho do Homem-Aranha nos anos 90

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Programas infantis, principalmente desenhos, precisavam seguir à risca diversos requisitos para que a produção não fosse alvo de reclamação de pais raivosos por sua criança estar assistindo algo muito violento. Várias produções sofreram com esse problema como Caverna do Dragão, que na época era considerado muito violento. Mas Homem-Aranha: A Série Animada, apesar de não ter sido muito alvo de reclamações, precisava seguir algumas regras que proibiam de ser utilizado algumas palavras e golpes.

Como Homem-Aranha: A Série Animada era focada em um público bem jovem, muito da violência dos quadrinhos tiveram que ser reduzidas e com isso eles tiveram que aderir às rígidas regras globais de distribuição. John Semper escritor e produtor da animação disse que as regras eram: “Sem socos na cara, armas realistas, fogo, não pode quebrar janelas, sem crianças em perigo e não pode mencionar as palavras ‘morte, morrer e matar.'”

A animação era proibida de mostrar socos na cara

Semper ainda diz que estavam sempre cautelosos para não incomodar os pais ou a própria emissora e em determinado momento recebeu um bilhete que dizia: “Quando Homem-Aranha aterrissar no telhado, tenha certeza que ele não machucou nenhum pombo.” Muitas pessoas acreditavam que a animação do personagem da Marvel havia passado por censura, o que era algo comum na época, mas na verdade eles somente seguiram as regras que definiam como uma animação infantil devia se portar.

Homem-Aranha: A Série Animada estreou em 1994 e foi encerrada em 1998, tendo 5 temporadas. A produção trazia uma variedade gigantesca de personagens dos quadrinhos da Marvel, seja seus principais vilões como Doutor Octopus, Duende Verde e até alguns menos queridos como Cabeça de Martelo. Mas além disso, o desenho tinha diversas participações especiais de outros personagens da editora como Wolverine, Demolidor e até mesmo o Justiceiro, fazendo com que a obra seja querida pelos fãs até hoje.

Confira também: