Oscar 2023: Academia pode ter mudança em regras após campanha de Andrea Riseborough

Capa da Publicação

Oscar 2023: Academia pode ter mudança em regras após campanha de Andrea Riseborough

Por Jaqueline Sousa

Desde que a lista de indicados ao Oscar de 2023 foi divulgada, uma polêmica envolvendo a nomeação da atriz Andrea Riseborough na categoria de Melhor Atriz vem chamando atenção por supostas violações das regras da Academia. A revogação de sua indicação ao prêmio até foi considerada, mas a organização por trás do prêmio mais popular da sétima arte decidiu mantê-la na disputa e aproveitou para sugerir algumas mudanças para os próximos anos.

De acordo com um pronunciamento de Bill Kramer, o CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (via Deadline), foi averiguado que “a campanha em questão não chega ao nível de sua indicação ser rescindida”. Em vista disso, Andrea permanecerá como uma das nomeadas na categoria de Melhor Atriz no Oscar de 2023, apesar das suspeitas iniciais a respeito de sua campanha.

No entanto, a Academia pretende realizar algumas mudanças em regras da premiação para que a problemática não volte a acontecer. Isso porque, um dos aspectos que causou estranheza ao redor do caso é o fato de que To Leslie, filme pelo qual Riseborough foi indicada, não teve o mesmo alcance que outras produções maiores que foram nomeadas.

Após suspeitas de violação nas regras do Oscar, a indicação de Andrea Riseborough não será revogada.

Contudo, houve uma significativa movimentação on-line sobre a performance de Andrea no longa a partir de um suposto pedido de Mary McCormack, as esposa do diretor de To Leslie. Diversos artistas teriam falado positivamente da atriz para aumentar suas chances perante o Oscar.

Porém, por mais que a indicação de Andrea não seja revogada, a Academia “descobriu que redes sociais e táticas de campanha de divulgação causaram preocupação”. De acordo com a declaração de Bill Kramer, essas medidas estão sendo discutidas com as partes envolvidas.

Sobre as novas reformulações, o CEO da Academia afirmou:

“[…] É evidente que os componentes dos regulamentos devem ser esclarecidos para ajudar a criar uma estrutura melhor para campanhas respeitosas, inclusivas e imparciais. Essas alterações serão feitas após este circuito de prêmios e serão compartilhadas com nossos membros. A Academia se esforça para criar uma ambiente e que os votos sejam baseados exclusivamente nos méritos artísticos e técnicos dos filmes e realizações elegíveis.”

Aproveite também: