O Exorcista: A história real que inspirou o clássico filme de terror

Capa da Publicação

O Exorcista: A história real que inspirou o clássico filme de terror

Por Flávia Pedro

O Exorcista é um dos filmes mais clássicos do gênero de terror, responsável por reformular o cinema de horror de sua época. Após o grande sucesso entre o público e a crítica, O Exorcista se tornou um filme referêncial para inúmeros diretores e, até hoje, é lembrado por muitos como um filme atemporal e memorável. Mas você sabia que ele foi baseado em um caso de exorcismo real? Vamos te contar os detalhes!

O Exorcista foi baseada na história de um jovem chamado Ronald Doe (também conhecido como Robbie Mannheim ou Ronald Hunkeler). Ronald tinha apenas 13 anos e ele começou a ser aterrorizado após a morte de sua tia, Harriet. Ela havia ensinado o adolescente a usar o tabuleiro Ouija e, desde seu falecimento, coisas estranhas começaram a atormentar o garoto.

Sons de arranhões, chão se movendo, eventos inexplicáveis… Tudo isso levou a família a procurar a ajuda de especialistas da época e, em fevereiro de 1949, o padre católico local chamado E. Albert Hughes conseguiu a autorização para realizar o exorcismo do jovem. Ronald foi amarrado no colchão para que o exorcismo acontecesse, mas o padre não foi capaz de chegar até o fim. (via All Thats Interesting)

O Exorcista

Como não tiveram sucesso, a família foi até St. Louis e conseguiram contato com outro padre, Walter H. Halloran. Em março de 1949, mais um exorcismo seria realizado em Ronald, dessa vez com a presença de vários assistentes. Arranhões surgiram no corpo do menino, o colchão se movia sozinho, gritos, explosões de agressividade, objetos voando sem explicação pelo cômodo e, em estado de transe, a voz do menino assumia um tom gutural… Tudo isso pode ser visto em O Exorcista, de 1974.

O exorcismo perdurou por mais de um mês, mas os padres não desistiram. A última sessão de exorcismo aconteceu no dia 18 de abril de 1949, quando os padres convocaram São Miguel Arcanjo para expulsar o demônio do corpo de Ronald. Após afirmarem que São Miguel lutaria contra Satanás pela alma do garotinho, Ronald saiu do transe minutos depois e disse “ele se foi”, enquanto contava sobre uma visão de São Miguel vencendo Satanás em um grande campo de batalha.

É relatado que após tudo isso, o adolescente não apresentou mais nenhum comportamento anormal ou violento e passou a viver uma vida normal depois do fim do exorcismo. Mas e você, sabia que essa era a verdadeira história por trás de O Exorcista? Já havia ouvido falar desse caso de possessão? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: