Naruto: Qual exatamente era a doença terminal que Itachi Uchiha tinha?

Capa da Publicação

Naruto: Qual exatamente era a doença terminal que Itachi Uchiha tinha?

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Itachi apesar de não ter tanto tempo de tela em Naruto, é um dos personagens mais queridos pelos fãs. Iniciando como um grande vilão, responsável por matar o clã Uchiha, deixando somente seu irmão Sasuke vivo. O membro da Akatsuki morre durante sua batalha contra o irmão, devido à sua doença terminal, que o assola a muitos anos. Mas o que exatamente era essa doença misteriosa?

Apesar da obra de Masashi Kishimoto nunca explicar qual exatamente era a doença de Itachi, muitas teorias sugerem que ele tinha alguma doença respiratória, já que constantemente o personagem tosse sangue. A principal doença que é sugerida pelos fãs é a Hemoptise, que é a eliminação de sangue do trato respiratório pela tosse. O uso excessivo de seu Mangekyo Sharingan, acabou agravando sua situação, resultando na sua morte no confronto contra Sasuke.

Muitos acreditam que a doença de Itachi é a Hemoptise

Além disso, muitos acreditam que o estresse agravou ainda mais sua doença, já que desde jovem Itachi tinha um grande peso em suas costas. Ficando marcado por ser um traidor da vila e assassinando até mesmo seus pais para que Konoha não sofresse um golpe de estado, o personagem manteve o peso de suas escolhas para si mesmo, o que pode ter piorado ainda mais sua situação.

Quando ele é revivido durante a Quarta Guerra Ninja, o personagem diz para Naruto para não segurar o peso de tudo sozinho, não importa o quão forte seja, mostrando que se manter isolado acabou causando danos irreparáveis a Itachi.

Apesar de não ter uma confirmação de qual era sua doença, a morte de Itachi é um dos momentos mais marcantes de Naruto Shippuden e além disso o personagem retorna algumas sagas depois e acaba auxiliando Sasuke no confronto contra Kabuto. Após derrotar o vilão ele ainda é capaz de conversar mais uma vez com seu irmão e se despedir de uma forma melhor do que da última vez.

Confira também: