Naruto: Por que Itachi não pegou os olhos de Fugaku para despertar o Mangekyou Sharingan Eterno?

Capa da Publicação

Naruto: Por que Itachi não pegou os olhos de Fugaku para despertar o Mangekyou Sharingan Eterno?

Por Flávia Pedro

Itachi Uchiha foi o prodígio e a ruína de seu clã, tendo exterminado toda a sua família – exceto seu irmão, Sasuke – para manter a paz em Konoha. Ele era um ninja poderoso e repleto de habilidades milenares do Clã Uchiha, mas ele abriu mão da versão mais poderosa do Sharingan: o Mangekyou Sharingan Eterno, quando não pegou os olhos de seu pai após matá-lo. Mas afinal, por que Itachi não fez isso?

O Mangekyou Sharingan Eterno é a versão mais poderosa da habilidade ocular do Clã Uchiha, sendo diferente de um Sharingan comum. Nessa forma mais poderosa, o usuário tem acesso a diferentes habilidades ninjas, ultrapassando apenas as capacidades visuais da forma mais simples. Amaterasu, Susanoo, genjutsus inimagináveis como Izanagi e Izanami… Tudo isso é uma vantagem dada ao usuário que desperta o seu Mangekyou Sharingan Eterno.

Mesmo com os problemas gerados por possuir um Mangekyou Sharingan, como causar inúmeros danos físicos ao usuário após um uso contínuo, existem formas de contornar essa situação. Uma delas é transplantar os olhos de algum parente próximo que já tenha o Mangekyou Sharingan, o que dá a pessoa que recebeu o transplante todas as habilidades poderosas, mas sem os efeitos colaterais. Essa versão perfeita é o Mangekyou Sharingan Eterno.

Itachi teve a oportunidade de despertar esse poder insano após matar Fugaku, o seu pai, mas mesmo assim não o fez. Mas o que será que o levou a abrir mão desse poder?

Momento em que Itachi matou seus pais, Fugaku e Mikoto.

Bem, apesar de ter exterminado toda a sua família e matar seus próprios pais, Itachi não fez isso por prazer ou diversão, mas sim por seu senso moral. Retirar os olhos de um Uchiha morto é extremamente desrespeitoso e, além do mais, aquele homem era o seu pai. Itachi não usou nem mesmo o olho de Shisui, que foi passado para Sasuke. Precisamos lembrar que o Itachi de verdade não era uma pessoa ruim e é extremamente errado para ele a ideia de violar qualquer cadáver, ainda mais de seu pai ou parente próximo.

Mas outro motivo, dessa vez ligado à própria criação da história, é que Fugaku tinha o Mangekyou Sharingan só na animação, no mangá isso nunca foi confirmado. Talvez Masashi Kishimoto nem teria pensado na ideia de Itachi pegar os olhos de seu pai por isso.

Você acha que foi planejado ou o autor só não pensou em incluir isso na trama? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: