Museu de cultura pop remove itens relacionados a J.K. Rowling em exibição de Harry Potter

Capa da Publicação

Museu de cultura pop remove itens relacionados a J.K. Rowling em exibição de Harry Potter

Por Flávia Pedro

Um museu de cultura pop que fica nos Estados Unidos está fazendo uma exposição comemorativa para celebrar a obra de Harry Potter e seus amigos, os bruxinhos tão amados pelo público. Contudo, o museu revelou também que removeu tudo relacionado ao nome de JK Rowling, a autora dos livros, um posicionamento tomado por conta da transfobia da escritora, de acordo com a própria organização.

O museu em questão fica em Seattle e, antes mesmo da exposição começar, já havia se posicionado em seu blog sobre a sua decisão de retirar Rowling da exibição. O motivo para tal decisão são os posicionamentos transfóbicos da autora, que o museu definiu como “super odiosas e divisivas”. O próprio gerente do projeto, Chris Moore, é um homem transgênero e escreveu em seu artigo:

“Há uma certa entidade fria, sem coração e sugadora de alegria no mundo de Harry Potter e, desta vez, não é realmente um dementador.” e prosseguiu ao dizer que “Gostaríamos muito de seguir a teoria da internet de que esses livros foram realmente escritos sem um autor, mas essa certa pessoa é um pouco vocal demais com suas visões super odiosas e divisivas para ser ignorada.

A autora J.K. Rowling

Moore ainda afirma que os curadores, por hora, decidiram remover os artefatos da galeria para que os impactos fossem reduzidos. Ele não enxerga essa decisão como uma “solução perfeita”, mas é o que estava ao alcance da equipe no curto prazo que tiveram. O jornal Daily Mail, do Reino Unido, relatou que Harry Potter permanece na exibição, mas sem nenhuma menção à autora da franquia.

Apesar de seus livros serem considerados um marco, as posições políticas de Rowling tem a afastado de celebrações da franquia. Ela não compareceu nem mesmo aos eventos de 2022, que comemoraram o 25º aniversário do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Outras figuras importantes relacionadas à franquia, como o trio de atores principais – Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint – se manifestaram solidariamente à comunidade trans diante dos posicionamentos de Rowling.

Confira também: