Mudança na aparência e machismo da indústria: o que aconteceu com Famke Janssen de X-Men?

Capa da Publicação

Mudança na aparência e machismo da indústria: o que aconteceu com Famke Janssen de X-Men?

Por Jaqueline Sousa

A atriz Famke Janssen ficou extremamente conhecida na cultura pop após interpretar Jean Grey, na franquia X-Men, e da saga de James Bond nos cinemas. Contudo, o que parecia ser uma carreira promissora no início acabou tomando outros rumos, e Famke acabou sumindo dos holofotes. Mas o que aconteceu com ela?

No começo de sua trajetória profissional, Famke Janssen trabalhava como modelo até resolver fazer a transição para as telonas. Seu primeiro papel na indústria foi uma pequena participação na série Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, em 1992, uma jornada que a levou até o filme 007 Contra GoldenEye (1995), uma época em que Pierce Brosnan vivia o icônico James Bond.

Famke Janssen em 007 Contra GoldenEye.

Embora tenha começado a ter problemas com a fama a partir de então — ela até afirmou, em uma entrevista ao Independent que depois de GoldenEye parecia que “ela tinha sido atirada aos lobos” — Janssen topou viver Jean Grey na franquia X-Men. Mas sua experiência na saga de mutantes da Marvel não foi uma das melhores.

Na época de lançamento de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), Famke chegou a aparecer brevemente como Jean Grey no filme, mas acredita que não foi chamada para fazer uma participação maior por causa do sexismo de Hollywood. A atriz até chegou a conversar com a equipe do longa sobre o assunto, mas não recebeu um retorno (via EW).

Famke Janssen ficou marcada na indústria por ter interpretado Jean Grey em X-Men.

Outro ponto que afetou sua relação com a fama foi o estigma que recebeu na indústria por causa de seu trabalho como modelo. Além disso, Famke acredita que ter sido uma Bond Girl (os pares românticos de James Bond na franquia) fez com que ela não fosse levado a sério pelas pessoas.

Famke Janssen se afastou da mídia nos últimos anos, mas continua atuando.

Em vista disso, a artista decidiu se afastar da mídia, embora continue trabalhando como atriz na indústria. Um de seus trabalhos mais recentes — a série The Capture (2019) — até chamou bastante atenção por causa de sua aparência, que se mostra bastante diferente por causa de cirurgias plásticas. No mais, Famke também esteve no filme Door Mouse, que estreou em janeiro deste ano.

Aproveite também: