O motivo inusitado pelo qual a Kryptonita foi criada: para dar ‘férias’ ao Superman

Capa da Publicação

O motivo inusitado pelo qual a Kryptonita foi criada: para dar ‘férias’ ao Superman

Por Gus Fiaux

Superman é, possivelmente, o maior herói das histórias em quadrinhos norte-americanas, criado para dar ao mundo uma perspectiva iluminadora e positiva. O grande astro da DC Comics é conhecido por seus feitos incríveis, mas também é lembrado por uma de suas maiores fraquezas: a Kryptonita, um minério vindo de seu planeta natal. Mas você sabia que esse elemento foi criado para dar “férias” ao herói?

Uma curiosidade que muitos não sabem é que, antes mesmo de surgir nos quadrinhos, a Kryptonita foi criada na série de radionovela Adventures of Superman, que foi ao ar de 1940 a 1951. Com mais de 2 mil capítulos, a série trazia diversos atores dando voz ao Homem de Aço e outros personagens de suas revistas.

Bud Collyer deu voz ao Superman, e não revelou seu nome publicamente até o sexto ano de transmissão da série. No entanto, como o programa ia ao ar diariamente, Collyer não tinha a chance de descansar das gravações. Todos os dias, ele precisava entrar em uma rotina insana para que cada episódio fosse ao ar, sem atraso.

Foi por isso que, em 1943, os roteiristas da série decidiram inventar algum artifício que pudesse fazer o ator sair de cena sem atrasar o lançamento dos episódios. Assim foi inventada a Kryptonita, que deixa o Homem de Aço doente por um breve período de tempo, criada para que Bud Collyer tivesse algum tempo de descanso.

Muitos não sabem, mas o minério alienígena não foi criado nas HQs!

Agora, entra em ar outra curiosidade bem peculiar: apesar de ter sido criada em 1943, a Kryptonita só apareceu nas HQs seis anos depois. Mais precisamente, o minério alienígena fez sua estreia nos quadrinhos em 1949, nas páginas de Superman #61. E para a surpresa de muitos, o minério era vermelho em suas primeiras aparições.

Com o passar dos anos, os escritores da DC Comics começaram a trabalhar a ideia de várias Kryptonitas de cores e propriedades diferentes. A Kryptonita Vermelha passou a ser responsável por provocar transformações bizarras no Homem de Aço, enquanto a Kryptonita Verde se tornou a maior fraqueza do herói.

Fonte: ScreenRant

Abaixo, veja também: