Por que a Disney tirou de circulação por anos o filme do Pato Donald que ganhou o Oscar?

Capa da Publicação

Por que a Disney tirou de circulação por anos o filme do Pato Donald que ganhou o Oscar?

Por Junno Sena

Criado em 1931, o Pato Donald, assim como toda a Turma do Mickey, já passou por diversos tipos de aventura. O que poucos sabem é que uma das histórias do Donald, apesar de ter recebido um Oscar, foi retirada de circulação pela própria Disney por conta de seu conteúdo controverso.

Lançado em 1943, Der Fuehrer’s Face (A Face do Fuehrer em tradução oficial) é um curta anti-nazista em que coloca o Pato Donald como um escravo dos nazistas. Trazendo diversas alusões a Alemanha da época, o personagem é obrigado a vestir a farda militar, saudar a figura de Hitler, ler o livro Mein Kampf — biografia de Adolf Hitler — e marchar com outros soldados.

A história termina com Donald acordando em sua cama e dizendo “como é bom ser um cidadão dos Estados Unidos da América”. Para deixar ainda mais claro o intuito da obra, no final, um tomate atinge a face de Hitler formando as palavras The End (Fim).

Cena de Der Fuehrer’s Face (A Face do Fuehrer)

O sucesso da produção foi tanto que ganhou o Oscar de Melhor Curta de Animação em 1943, além de que, em 1994, foi incluído na lista de Os 50 Melhores Desenhos do historiador Jerry Beck.

Curiosamente, essa animação não é bem vista pelo estúdio por conta de seu tom de propaganda e o fato de Donald se vestir como um nazista. O filme acabou sendo tirado de circulação pela Disney.

Mas isso não impediu que o mesmo se envolvesse em algumas polêmicas. Em 2010, por exemplo, uma corte local de Kamchatka, na Rússia, tentou incluir o material na lista de conteúdos extremos do país, desenvolvida em 2002. A razão foi um indivíduo que utilizou o curta para “incitar ódio e inimizade”.

Já em 2016, o curta acabou saindo da lista de materiais proibidos, porém ainda é visto como um tabu.

Aproveite e continue lendo: